Damares visita a Capital para apresentar programa de qualificação às mulheres
MS vai aderir ao projeto do Governo Federal que oferece cursos de capacitação para vítimas de violência
A ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vem a Campo Grande na próxima quarta-feira (24), para apresentar o projeto “Qualifica Mulher” do Governo Federal, que investe na capacitação profissional como forma de retirar mulheres vítimas de violência doméstica das situações de dependência econômica dos agressores.
O intuito do programa é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, o Estado já possui diversos programas voltados à defesa e proteção da mulher, mas que agora, vai aderir ao programa do Governo Federal.
“O Estado irá fazer a adesão ao programa do Ministério, onde serão ofertados aos municípios cursos voltados ao empreendedorismo, qualificação e capacitação profissional de mulheres vítimas de violência doméstica. Na prática, o programa possibilita a independência da mulher para que ela possa prover seu próprio sustento”, informou a subsecretária.
A agenda oficial da ministra na Capital sul-mato-grossense ainda não foi divulgada, mas estão previstas visitas na Casa da Mulher Brasileira, onde funciona a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e também em uma ONG voltada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
Além das visitas, a ministra participará do lançamento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, em Mato Grosso do Sul, que tem como finalidade sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher.