Deputado cobra investimentos para reforçar segurança na fronteira
Fabio Trad (PSD) cobra verba para políticas de prevenção e combate aos crimes de contrabando e narcotráfico
O deputado federal Fabio Trad (PSD) aponta que Mato Grosso do Sul é um dos mais que necessitam de investimentos em políticas de prevenção e combate aos crimes de contrabando e narcotráfico. O Estado tem extensão de 549 km de fronteira seca do Brasil com Bolívia e Paraguai.
De acordo com o parlamentar, a primeira medida para tentar melhorar a segurança na fronteira é a retomada de investimentos no Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras).
Fabio Trad também pede a presença da autoridade máxima de segurança pública no Estado para acompanhar a realidade local de perto. “A questão que se coloca é a necessidade da presença física do ministro Sérgio Moro para discutir com as autoridades estaduais um plano efetivo e emergencial para conter a criminalidade, que está crescendo nesta região”, afirmou ao Bom Dia MS, da TV Morena.
Já sobre o Sisfron, o parlamentar reclamou do atraso de pelo menos dois anos no cronograma do projeto devido aos sucessivos cortes de verba. Entre 2016 e 2017, o governo federal diminuiu o investimento de R$ 285,7 milhões para R$ 132,4 milhões.
“É preciso investir no Sisfron, que é um bom projeto e não recebeu sequer 20% das verbas previstas inicialmente. Sem recursos para investir neste sistema tecnológico de vigilância na fronteira, evidentemente que não teremos condições operacionais de combater a criminalidade”.