ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputados aprovam projeto que prevê cardápio físico e digital em restaurantes

Proposta quer tornar obrigatórias as duas versões de menu nos bares e restaurantes do Estado

Jackeline Oliveira | 23/08/2023 12:37
Deputado Marcio Fernandes durante assinatura de emendas do executivo na Alems (Foto: Marcos Maluf)
Deputado Marcio Fernandes durante assinatura de emendas do executivo na Alems (Foto: Marcos Maluf)

O projeto de lei do deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) que proíbe a disponibilização de cardápio ou menu exclusivamente digital, no âmbito do estado do Mato Grosso do Sul, foi aprovado na sessão desta quarta-feira (23) por 16 votos favoráveis e 5 votos contrários à proposta.

Os deputados que votaram contrários ao projeto foram: Antônio Vaz (Republicanos), João César Mattogrosso (PSDB), João Henrique Catan (PL), Rafael Taveres (PRTB) e Pedro Pedrossian Neto (PSD).

Para João César cabe ao consumidor decidir se a maneira que o estabelecimento oferece o cardápio é viável, caso não queira o modo digital, ele automaticamente vai buscar outro local. “Aí os proprietários vão sentir a diminuição de clientes e se adequar da maneira que o consumidor busca”, afirma João.

Já o deputado João Henrique acredita que o poder público não deve interferir na iniciativa privada. “O estado não pode interferir, principalmente se vai trazer custos para a iniciativa privada, o estabelecimento terá custos para a impressão desses cardápios, sem contar que tudo hoje você faz através do celular”, argumenta Catan.

Rafael Tavares segue na mesma linha, alegando a liberdade econômica e a mínima interferência do poder público na iniciativa privada. “Em defesa da liberdade econômica, eu voto não”, justificou.

A Abrasel MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul) divulgou uma nota a respeito do tema assim que ele foi levado para a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), se posicionando contrária ao projeto de lei e defendendo que os empresários de bares e restaurantes tenham liberdade para gerenciar seus estabelecimentos.

“A Abrasel se posiciona contrária ao PL 137/2023, que proíbe que os estabelecimentos optem por cardápios exclusivamente digitais, por entender que é prejudicial ao setor, uma vez que pode criar gastos desnecessários e não programados e fere a Liberdade Econômica, prevista em lei federal”, diz a nota.

O deputado estadual Marcio Fernandes, proponente do projeto, alega que o trabalho dele é defender a população sul-mato-grossense e afirma que se for feita uma pesquisa, os donos de estabelecimentos vão constatar que a maioria das pessoas prefere que tenha as duas opções de cardápios nos bares e restaurantes.

“Tem muita gente que não tem acesso e nem facilidade de manusear essas tecnologias, outro exemplo é que tem famílias que preferem não utilizar o celular durante as refeições, para ter mais interação familiar, aí como que faz uma pessoa dessa? É pensando na maioria da população do estado de Mato Grosso do Sul é que eu estou apresentando esse projeto que não é pra definir entre um e o outro, é pra ter as duas opções”, finaliza o deputado.

O projeto de lei segue agora para a redação final na Assembleia Legislativa e aprovado vai para a sansão do governador, uma vez sancionado, os estabelecimentos terão que fornecer as duas opções de cardápios para os consumidores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias