Eleitor pode levar celular e álcool em gel, mas há regras
Celular deve ser deixado na mesa, junto com o mesário, no momento da votação
Diferente, é assim que as eleições deste ano serão. Os eleitores devem se atentar ao passo a passo a ser seguido no domingo (15), quando forem votar para prefeito e vereador de cada cidade.
Celulares e álcool em gel são permitidos na seção eleitoral, mas não devem chegar perto das urnas. O uso do celular é vetado pela segurança do voto secreto. O álcool é proibido para não estragar a máquina.
Depois de apresentar os dados do e-Título, caso tenha baixado o aplicativo, o celular deve ser deixado na mesa, junto com o mesário, ou guardado em bolso ou bolsa, no momento da votação.
Durante a pandemia, seguir as regras para garantir a segurança de todos é um dos lemas da Justiça Eleitoral. Além da obrigatoriedade de máscaras, protocolos foram preparados para os pleitos. Um deles é a orientação para levar caneta de casa. Ela será usada para assinar o caderno de votação e, assim, não haver compartilhamento.
Durante o processo de votação, o eleitor que quiser o comprovante deverá pedir ao mesário, porque não será automaticamente fornecido, como em anos anteriores.
Veja o passo a passo no dia da votação: