Em busca de apoio, deputados votam incentivos ao futebol feminino
Intenção é criar ligas e torneios para modalidade, assim como incentivar a prática em escolas e áreas de lazer
Em busca de espaço e apoio, os deputados votam hoje (29), durante sessão, o projeto que busca incentivos e investimentos no futebol feminino de Mato Grosso do Sul. A proposta prevê realização de torneios e campeonatos da modalidade e até a prática nas escolas estaduais da rede pública.
O autor do projeto, Antônio Vaz (Republicanos), defende que os patrocínios ao futebol feminino diminuíram nos últimos anos e que as agremiações estão com dificuldades até para inscrever os times nas competições, por falta de estrutura e recursos.
A proposta apresentada na Assembleia cria um programa de incentivos para esta modalidade. Entre as ações está o fomento a prática em locais esportivos, parques e áreas de lazer do Estado, seja no futebol de campo, salão, areia ou society. Outra preocupação é na realização de convênios e até repasse de materiais para as praticantes.
O deputado inclusive destaca que tais recursos para o esporte podem vir do fundo de investimentos esportivos da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). O projeto recebeu votos favoráveis da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e algumas emendas dentro da comissão.
Entre elas a do deputado Marçal Filho (PSDB), que diz que compete ao governo estadual escolher as escolas públicas onde haverá o incentivo para prática da modalidade, assim como o fato de que o poder executivo irá regulamentar a lei.