Estado vai construir 11 novas escolas dentro do pacote “MS Forte-2”
Dentro do programa “MS Forte-2”, a ser lançado na noite desta quinta-feira (15), a educação pública estadual de Mato Grosso do Sul vai ganhar 11 novas escolas. No atual governo, 25 já foram construídas. Trata-se de “um dos maiores avanços da história na área”, segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED), que também vai ampliar e reformar toda a rede física existente nos 79 municípios.
A SED destaca ainda a realização de uma ação inédita de valorização do ensino durante o atual governo: a entrega todos os anos kits com material escolar e uniformes e a premiação dos alunos com melhor desempenho da rede estadual. “Mato Grosso do Sul foi eleito pelo Ministério da Educação como o Estado brasileiro que mais investe em educação (2011), com mais de 32% das receitas aplicadas no setor”, enalteceu o governo.
Dentre as 11 escolas previstas no “MS Forte-2”, há a construção de 8 escolas nos municípios de Bodoquena, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Itaquiraí, Dourados (Distrito de Indápolis), Sidrolândia e Maracaju. Também consta a construção de 3 escolas padrão-indígenas.
Quanto às reformas de escolas estaduais, deverão ser beneficiados os municípios de Angélica, Bataguassu, Bonito, Corumbá, Jardim, Maracaju e Nova Andradina.
Estão ainda por serem concluídas as obras das escolas estaduais de Bataguassu, Amambai, Dourados, Três Lagoas, Nioaque (Assentamento Uirapuru) e Ponta Porã (Assentamento Itamarati).
Há ainda na lista da SED a construção de 68 coberturas de quadras de esportes em diversos municípios, ampliações e adequações de escolas estaduais para implantação de projeto padrão, sala multifuncional, biblioteca, sala de tecnologia, refeitórios e laboratórios/informática.
No MS Forte-2, a SED prevê aquisição de 300.000 kits escolares (livros, cadernos e material escolar) e 600.000 uniformes escolares, além da entrega de 15.000 tablets para professores das escolas estaduais. Prevê ainda convênio com municípios para transporte escolar, com aquisição de 50 veículos (ônibus).