ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Política

Faltando 6 dias para a eleição, TRE-MS recebeu 83 denúncias

Propagandas irregulares de materiais gráficos lideram as denúncias

Leonardo Rocha | 01/10/2018 09:23
Faltando 6 dias para a eleição, TRE-MS recebeu 83 denúncias
TRE-MS já recebeu 83 denúncias em sua página na internet (Foto: Arquivo)

Faltando seis dias para a eleição, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) recebeu 83 denúncias de irregularidades na campanha. Diferente dos outros anos, quem lidera os registros são as queixas sobre propaganda irregular de materiais gráficos, como folhetos e adesivos, que tiveram 28 ocorrências, representando 33,73% do total.

O segundo quesito com maior denúncias é a propaganda por mensagem eletrônica ou telemarketing feitas pelos candidatos, com 18 reclamações. Já a famosa “compra de votos”, que em muitos pleitos lideraram este ranking, desta vez aparece em terceiro colocado, com 10 ocorrências, o que representa 12,04%.

Depois aparecem as propagandas em cinemas, clubes, lojas, centro comerciais, templos, ginásios e estádios, com oito denúncias, seguida por irregularidades em fachadas, muros, paredes, faixas e placas com seis ocorrências.

Irregularidades (propagandas) em vias públicas e bandeiras foram três, mesmo número de reclamações sobre outdoors. Já sobre carreatas e passeatas foram duas (denúncias), reuniões políticas (2) e propaganda antecipada, uso indevido de carros e alto-falantes, assim como irregularidades em debates e entrevistas, uma denúncia para cada quesito.

Cidades – Os eleitores de Campo Grande foram o que mais denunciaram, com 53. Depois aparece bem abaixo o município de Três Lagoas, com 5. Já Bonito, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Miranda e Aquidauana tiveram dois (registros) cada. Ao todo pessoas de 20 cidades diferentes do Estado apresentaram denúncias à Justiça Eleitoral.

O eleitor pode fazer as denúncias por meio do “Web Denúncia”, que fica no site no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Depois de fazer o cadastro, poderá inclusive acompanhar o andamento da investigação sobre o caso, que vai ser avaliado pela Justiça Eleitoral.

Nos siga no Google Notícias