ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Política

G-10 negocia indicações para três cargos da Mesa Diretora da Assembleia

Deputados se reuniram com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) nesta quarta-feira (dia 23)

Mayara Bueno | 23/01/2019 16:14
G-10 negocia indicações para três cargos da Mesa Diretora da Assembleia
Governador Reinaldo Azambuja, no meio. Ao lado direito, na foto, coordenador da articulação política do governo, Sérgio de Paula, deputado Carlos Alberto. (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado).

O G10, grupo formado por 10 deputados estaduais eleitos em 2018, negocia a indicação de três vagas na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Na manhã desta quarta-feira (dia 23), parte do colegiado se reuniu com o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), na Governadoria para discutir o assunto.

Segundo o deputado eleito Carlos Alberto David dos Santos (PSL), o grupo vai indicar nomes para ocupar a 2ª secretaria, além da 2ª e 3ª vice-presidência. No fim do ano passado, os parlamentes do chamado G10 começaram a costurar indicações e, inicialmente, pleiteavam a 1ª secretaria – o segundo cargo mais almejado, depois da presidência.

“Desde o início, o nosso grupo procurou o governador, até pela grande relação que o poder Legislativo tem com o poder Executivo. Informamos a ele que iríamos compor um grupo com a finalidade de buscar espaço na Mesa Diretora. Chegamos hoje para informar que o G10 tinha decidido a busca de um consenso para formação”.

Ainda de acordo com o deputado, o colegiado vai se reunir na terça-feira (dia 29) para definir os deputados que serão indicados para as três vagas. Formam o grupo: além dele, Herculano Borges (SD), Lucas de Lima (SD), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), Neno Razuk (PTB), João Henrique Catan (PR), Londres Machado (PSL), Antônio Vaz (PRB) e Renan Contar (PSL).

Cargos – Já com ao menos 20 votos garantidos, o deputado Paulo Corrêa (PSDB) é o nome para ocupar a presidência da Assembleia Legislativa. Atual 1º secretário, deputado Zé Teixeira (DEM) deve permanecer no cargo.

Com as três vagas [da 2ª secretaria, 2ª e 3ª vice-presidência], resta a definição sobre qual parlamentar vai ocupar a 3ª secretaria. O grupo do MDB indicou o deputado Eduardo Rocha para ocupar a vice-presidência.

Até então, a 2ª secretaria era ocupada pela bancada do PT. Contudo, de quatro integrantes, o partido conta apenas com dois agora, o que diminui também o poder de negociação para ocupação de espaço na Mesa Diretora.

Nos siga no Google Notícias