ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 23º

Política

Governo chama produtores para discutir lei de proteção do Pantanal

Preservação e questão ambiental foram temas do encontro, realizado na tarde desta segunda-feira (9)

Por Gustavo Bonotto | 09/10/2023 17:41
Produtores e secretários em reunião com o governador Eduardo Riedel, em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm)
Produtores e secretários em reunião com o governador Eduardo Riedel, em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) se reuniu com produtores rurais na tarde desta segunda-feira (9), em Campo Grande, para discutir ações que irão complementar a chamada "Lei do Pantanal", mas a portas fechadas.

A legislação será criada com o envolvimento dos diversos segmentos representativos de pessoas que vivem e atuam na região como ambientalistas, produtores rurais, pantaneiros e classe política.

Só ao fim da reunião, foi falado de maneira bem resumida um pouco sobre o clima do encontro. "Foi uma reunião importante com atores diretamente envolvidos na preservação do nosso principal bioma. Além da questão ambiental, é importante discutirmos o desenvolvimento sustentável da região, levando em conta o âmbito social, que impacta diretamente na vida do pantaneiro”, disse o tucano à imprensa.

O encontro reuniu ainda os secretários Jaime Verruck, Eduardo Rocha, André Borges, Marcelo Bertoni e além de representantes dos sindicatos rurais de diversos municípios da região pantaneira.

“Saímos mais animados da conversa, que é de extrema importância. Porque definimos alguns pontos, que para os produtores são essenciais para que tenha a preservação, mas não atrapalhe também a produção sustentável deles, dos produtores. Para nós o Pantanal é muito importante na produção”, afirmou o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.

A criação da primeira Lei do Pantanal foi anunciada pelo governador Eduardo Riedel em agosto deste ano, e é aguardada com expectativa e interesse de vários segmentos representativos da sociedade de Mato Grosso do Sul.

Enquanto é realizada a consulta às diversas frentes de discussão a fim de confeccionar a legislação, pontos importantes são apontados sobre a preservação do Pantanal, contemplando também o atendimento adequado da população que vive no local, e ainda a pecuária que tem significativa importância social e econômica.

O Pantanal, principal e maior bioma em Mato Grosso do Sul, mantém aproximadamente 85% de sua área preservada, mesmo após cerca de três séculos de ocupação humana. Ainda assim, o Governo do Estado assume o desafio de garantir a continuidade da conservação e sustentabilidade do desenvolvimento para a região.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias