Indeferimento de vice pode deixar candidata a prefeita fora das eleições
Ildes Pauliquevis seria o vice de Joseane Garcia, ambos do PRTB, mas foi barrado pelo TRE, que negou a troca por Antonio Cespedes
A juíza eleitoral Luiza Vieira Sá de Figueiredo negou o pedido de troca de candidato a vice-prefeito do PRTB em Corumbá - cidade localizada a 418 km de Campo Grande - após o postulante inicial, Ildes Pauliquevis, ter o pedido de registro de candidatura indeferido. A situação pode barrar a chapa majoritária da sigla, encabeçada por Joseane Garcia.
Conforme a decisão, Ildes foi indeferido no dia 12 de outubro e o partido teve mais 10 dias para escolher um novo nome e pedir a mudança, já que a sentença foi publicada no mesmo dia do indeferimento e foi tido como trânsito em julgado no dia 18.
Além disso, o prazo final legal para substituição de indeferidos foi ontem (26), considerando o pedido do PRTB corumbaense como fora do prazo, já que o mesmo foi realizado nesta terça-feira (27) - mesmo dia em que foi julgado.
O PRTB pediu a troca de Ildes por Antonio Cespedes na chapa encabeçada por Joseane Garcia. Ela teve seu registro deferido inicialmente, contudo, o mesmo acabou sendo indeferido pela mesma juíza após o imbróglio com seus vices e ela pode seguir em campanha até julgamento dos recursos em instâncias superiores da Justiça Eleitoral.
Além de Joseane, outro candidato a prefeito teve vice alvo de indeferimento em Corumbá. É o caso de Anísio Guató (PSOL), que concorre ao lado de Jairo Barbosa, o Jairo do Assentamento, também do PSOL. O caso está em recurso.
Completam a lista de candidatos a prefeito de Corumbá, com registro já deferidos, assim como o de seus respectivos vices, Elano Almeida (PSL), o vereador Gabriel Alves (PSD), o ex-prefeito e Paulo Duarte (MDB) e o atual prefeito Marcelo Iunes (PSDB).
*matéria alterada às 17h08 para atualização da situação das candidaturas