Manifestações podem recepcionar prefeito em retorno a Campo Grande
O retorno do prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), poderá ser marcado por manifestações de professores e produtores culturais, nesta sexta-feira (7), no Paço Municipal. Ele estava em São Paulo (SP), onde negociou recurso para pagar reajuste de 8,46% aos profissionais da educação.
De acordo com o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Edil Albuquerque (PMDB), as agendas com os segmentos serão marcadas a partir da chegada de Olarte, prevista para às 10h. “Ele vai marcar e só vamos acompanhar o encontro”, pontuou Edil.
Na ACP (Associação Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), desde às 8h, os professores se preparam para seguir em passeata até o Paço Municipal, onde os profissionais pretendem “abraçar” o Paço Municipal. Por meio de greve, iniciada ontem (6) e com adesão de 75% da categoria, o segmento busca cumprimento da Lei Municipal nº 5189/13, que prevê equiparação dos salários ao piso nacional de 20 horas.
Em relação a cultura, representantes do setor também buscam conversar com Olarte para reverter transferência de R$ 5 milhões para obras e instalações da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) para outros setores da Prefeitura.
Conforme o presidente do Fórum Municipal de Cultura, Vitor Samudio, também deve ocorrer um sarau, às 17h, na sede do Executivo para relembrar necessidade da aplicação de 1% do orçamento em cultura, conforme preceitua legislação aprovada no ano passado.