Marquinhos ganha direito de resposta no Facebook da esposa de Harfouche
A pedido da Justiça Eleitoral, pelo menos 4 candidatos tiveram de conceder espaço ao candidato reeleição
O prefeito Marquinhos Trad (PSD), candidato a reeleição em Campo Grande, ganhou direto de reposta a ser publicado na página de Facebook da esposa do rival Sérgio Harfouche (Avante). Decisão do juiz eleitoral, Paulo Afonso de Oliveira, proferida nesta quarta-feira, concedeu espaço para publicação de vídeo de 30 segundos.
Conteúdo publicado no dia 16 de outubro de 2020, no perfil de Cláudia de Oliveira Ribeiro, esposa do promotor concorrente, foi o que motivou o pedido na Justiça, por conter informação inverídica e ofensa ao atual prefeito.
No vídeo de 2 minutos e 43 segundos, Harfouche acusa a imprensa de esta vendida ao prefeito por não divulgar conteúdo audiovisual em que o prefeito aparece, segundo ele, “constrangendo servidores, sobretudo da Semed, a adesivarem seus carros e pedir votos para ele, dizendo que vai chamar uma lista de concurso, no dia 16, se ele for leito no primeiro turno”.
Conforme o juiz, a conduta violou os princípios da lisura a da moralidade eleitoral, além da legislação eleitoral. Ele afirma que é natural que candidatos a reeleição “divulguem as obras e atividades até então realizadas e lancem promessa de continuidade dos trabalhos, sem que isso configure qualquer irregularidade”.
Contudo, o juiz alega que nem todo conteúdo do vídeo divulgado pelo casal Harfouche configura ofensa e divulgação de informação inverídica, razão pela qual foram concedidos apenas 30 segundos como direito de resposta.
O casal terá dois dias para publicar a resposta, após a intimação.
Desde o início da campanha na Capital, pelo menos 4 candidatos tiveram de conceder espaço ao candidato reeleição por decisão da Justiça Eleitoral, são eles: Marcelo Bluma (PV), Vinícius Siqueira (PSL), Marcio Fernandes (MDB) e Marcelo Miglioli (Solidariedade).