Moka quer verba do orçamento para resolver conflito indígena
O senador Waldemir Moka (PMDB) defende a alocação de recursos do orçamento da União para indenizar produtores com títulos de posse em áreas consideradas indígenas. A proposta foi apresentada ontem aos procuradores do MPF (Ministério Público Federal).
“A sociedade tem uma dívida com as comunidades indígenas e deve pagá-la. Mas não se pode corrigir injustiça com outra”, afirma Moka. Ele anunciou que irá se reunir com o relator do orçamento de 2013, senador Romero Jucá (PMDB-RR). O objetivo é incluir a dotação financeira na próxima peça orçamentária.
Conforme Moka, o governo do Estado está disposto a participar de todas as negociações. “O governador André Puccinelli é o principal interessado em pôr fim a esse problema para que a paz volte a reinar na região”, salienta.
A situação dos índios em Mato Grosso do Sul ganhou o Brasil e o mundo após divulgação de uma carta em que os guaranis prometiam resistir até a morte a uma ordem judicial de despejo em Iguatemi. A decisão foi suspensa pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).