ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 25º

Política

Mulheres são liberadas para laqueadura sem consentimento do marido

A legislação também reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para realizar cirurgia de esterilização

Gabriela Couto | 05/09/2022 09:45
Equipe médica durante procedimento cirúrgico dentro de um hospital. (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
Equipe médica durante procedimento cirúrgico dentro de um hospital. (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

O ano é 2022 e acredite, somente hoje (5) as mulheres estão autorizadas a realizar laqueadura sem precisar do aval do cônjuge. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonsaro (PL) e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, mas só entra em vigor nos próximos 180 dias. No texto também está liberado a vasectomia de homens sem o consentimento expresso da parceira.

Vale ressaltar que o texto foi aprovado pelo Congresso em agosto e a alteração da lei de 1996 sobre planejamento familiar é sancionada a menos de um mês das eleições deste ano. Momento que o presidente tenta se aproximar do eleitorado feminino.

Dentre os avanços aos direitos das mulheres está também a redução da idade mínima para realizar a cirurgia de esterilização, passando de 25 para 21 anos. No texto original, era obrigatório que a pessoa tivesse no mínimo 25 anos ou já com dois filhos vivos para passar pelo procedimento.

A autora do projeto, deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) alterou ainda a realização da cirurgia em casos de parto. A partir de agora, com a nova lei, fica autorizada a retirada do útero ou ligação das trompas uterinas no decorrer do nascimento de um bebê. Mas para isso, a solicitante terá que pedir o método contraceptivo no prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o parto.

Nos siga no Google Notícias