ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Política

Nelsinho Trad é eleito presidente da Representação Brasileira no Parlasul

Senador de MS assume liderança com o compromisso de promover interligação dos países com a Rota Biocêanica

Jhefferson Gamarra | 13/09/2023 13:13
Senadora Tereza Cristina aplaude Nelsinho Trad, novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. (Foto: Assessoria)
Senadora Tereza Cristina aplaude Nelsinho Trad, novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. (Foto: Assessoria)

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi eleito nesta quarta-feira (13) como o novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o Parlasul. A eleição marca um momento crucial para a participação de Mato Grosso do Sul no bloco regional de países, com o parlamentar assumindo a liderança com o compromisso de promover uma maior integração e colaboração entre os países membros, principalmente com o desenvolvimento da Rota Biocêanica.

Ao Campo Grande News, o novo presidente destacou a importância de trabalhar em conjunto com os demais membros do Parlasul para promover o desenvolvimento sustentável, o comércio justo e a cooperação regional, visando a construção de um Mercosul mais forte e unido. Ele também enfatizou a Rota Bioceânica como uma prioridade para impulsionar o desenvolvimento econômico da América do Sul.

“É muito importante essa condução, pois vai recair sobre nossas mãos as tratativas do livre comercio do Mercosul e União Europeia, além da integração com a Rota Bioceânica que impacta diretamente Mato Grosso do Sul e vou fazer questão de levar adiante as discussões”, destacou Trad.

A Rota Bioceânica, oficialmente nomeada de Rota de Integração Latino-Americana, será um corredor logístico estratégico que ligará portos brasileiros no Atlântico a portos chilenos no Pacífico, passando por portos fluviais na Argentina, no Paraguai e no Brasil. O traçado planejado inclui Santos (SP) e Antofagasta (Chile), com a previsão de inclusão de outros três portos chilenos. No Brasil, a rota corta Mato Grosso do Sul, passando também por Porto Murtinho (MS), cidade fronteiriça às margens do Rio Paraguai, com acesso fluvial até a bacia do Rio da Prata.

A expectativa do senador, agora presidente da representação brasileira no Parlasul, é de que o acesso ao Oceano Pacífico reduza custos na exportação de produtos para a América do Norte e a Ásia. Além disso, o projeto da Rota Bioceânica pode proporcionar um significativo intercâmbio turístico, cultural e acadêmico entre os países envolvidos, fortalecendo e estreitando os laços entre os membros do Mercosul.

Além do senador de Mato Grosso do Sul como presidente, foram definidos os dois vices do colegiado, para Câmara e Senado, senador Humberto Costa (PT) e deputado federal Celso Russomanno (Republicanos). Todos terão o mandato de dois anos.

Parlasul - Parlamento do Mercosul, conhecido como Parlasul, é composto por representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, com sede em Montevidéu, capital do Uruguai. Mensalmente, os representantes desses países membros se reúnem na cidade uruguaia para debater e votar suas propostas.

O Parlasul foi oficialmente criado em 2006 e passou a se reunir em 2007. Atualmente, cada país tem um número específico de parlamentares, sendo 26 para a Argentina, 37 para o Brasil, 18 para o Paraguai e o Uruguai, e 23 para a Venezuela. A Bolívia possui seis parlamentares com direito a participação e voz, mas ainda sem direito a voto, o qual será concedido quando o país se tornar membro pleno do Mercosul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias