Nelsinho Trad é eleito presidente da Representação Brasileira no Parlasul
Senador de MS assume liderança com o compromisso de promover interligação dos países com a Rota Biocêanica
Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi eleito nesta quarta-feira (13) como o novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, o Parlasul. A eleição marca um momento crucial para a participação de Mato Grosso do Sul no bloco regional de países, com o parlamentar assumindo a liderança com o compromisso de promover uma maior integração e colaboração entre os países membros, principalmente com o desenvolvimento da Rota Biocêanica.
Ao Campo Grande News, o novo presidente destacou a importância de trabalhar em conjunto com os demais membros do Parlasul para promover o desenvolvimento sustentável, o comércio justo e a cooperação regional, visando a construção de um Mercosul mais forte e unido. Ele também enfatizou a Rota Bioceânica como uma prioridade para impulsionar o desenvolvimento econômico da América do Sul.
“É muito importante essa condução, pois vai recair sobre nossas mãos as tratativas do livre comercio do Mercosul e União Europeia, além da integração com a Rota Bioceânica que impacta diretamente Mato Grosso do Sul e vou fazer questão de levar adiante as discussões”, destacou Trad.
A Rota Bioceânica, oficialmente nomeada de Rota de Integração Latino-Americana, será um corredor logístico estratégico que ligará portos brasileiros no Atlântico a portos chilenos no Pacífico, passando por portos fluviais na Argentina, no Paraguai e no Brasil. O traçado planejado inclui Santos (SP) e Antofagasta (Chile), com a previsão de inclusão de outros três portos chilenos. No Brasil, a rota corta Mato Grosso do Sul, passando também por Porto Murtinho (MS), cidade fronteiriça às margens do Rio Paraguai, com acesso fluvial até a bacia do Rio da Prata.
A expectativa do senador, agora presidente da representação brasileira no Parlasul, é de que o acesso ao Oceano Pacífico reduza custos na exportação de produtos para a América do Norte e a Ásia. Além disso, o projeto da Rota Bioceânica pode proporcionar um significativo intercâmbio turístico, cultural e acadêmico entre os países envolvidos, fortalecendo e estreitando os laços entre os membros do Mercosul.
Além do senador de Mato Grosso do Sul como presidente, foram definidos os dois vices do colegiado, para Câmara e Senado, senador Humberto Costa (PT) e deputado federal Celso Russomanno (Republicanos). Todos terão o mandato de dois anos.
Parlasul - Parlamento do Mercosul, conhecido como Parlasul, é composto por representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, com sede em Montevidéu, capital do Uruguai. Mensalmente, os representantes desses países membros se reúnem na cidade uruguaia para debater e votar suas propostas.
O Parlasul foi oficialmente criado em 2006 e passou a se reunir em 2007. Atualmente, cada país tem um número específico de parlamentares, sendo 26 para a Argentina, 37 para o Brasil, 18 para o Paraguai e o Uruguai, e 23 para a Venezuela. A Bolívia possui seis parlamentares com direito a participação e voz, mas ainda sem direito a voto, o qual será concedido quando o país se tornar membro pleno do Mercosul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.