ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 26º

Política

Paulo Duarte encosta em Ruiter e acirra disputa eleitoral em Corumbá

Nyelder Rodrigues | 17/08/2016 00:12
Paulo Duarte encostou na pesquisa estimulada e vence Ruiter na espontânea (Foto: Arquivo/Fernando Ricardo Ientzsch)
Paulo Duarte encostou na pesquisa estimulada e vence Ruiter na espontânea (Foto: Arquivo/Fernando Ricardo Ientzsch)

O atual prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PDT), encosta no adversário Ruiter Cunha (PSDB) e acirra a disputa eleitoral na cidade - localizada a 419 km de Campo Grande. Os dados são da pesquisa do Ipems, encomendada pelo jornal Correio do Estado e publicada na edição desta quarta-feira (17).

Realizada na sexta-feira (12) e sábado (13) passada, a pesquisa entrevistou 300 eleitores na faixa etária acima dos 16 anos. Paulo Duarte está em segundo com 32,64%, enquanto Ruiter aparece à frente com pequena margem, com 33,62%. Como a margem de erro da pesquisa é de 5,66 pontos, há empate técnico.

Em terceiro, aparece o candidato do PPS, Elano Holanda, com 16,31%. Em comparação a pesquisa de 8 e 9 de abril, do próprio Ipems, Elano e Duarte cresceram na preferência do eleitor, enquanto Ruiter caiu. Na época, o tucano tinha 37,92%, contra 28,37% de Duarte e 13,93% de Elano. Os votos em branco ou indecisos e os votos nulos são 17,43%.

Espontânea e manifestações - Além da estimulada, a pesquisa também apurou a intenção de votos espontânea dos eleitores e as manifestações sobre o que pensam sobre eles. Na espontânea, Duarte aparece à frente de Ruiter, com 14,24% da preferência, contra 11,59%. Elano aparece com 1,38%. Os indecisos somam 72,47%.

Segundo a publicação do Correio do Estado, feita em cima da pesquisa Ipems, as manifestações sobre Ruiter citam que ele "roubo muito, corrupto", e que é considerado ficha suja. Sobre Duarte, eles não citam casos de corrupção, mas a falta de cumprimento de promessas de campanha.

Curiosamente, Ruiter e Duarte são ex-colegas de PT, sendo que o atual prefeito sucedeu o primeiro no cargo. Ruiter foi o primeiro a sair do partido, migrando para o PSDB à convite das lideranças. Já o Paulo Duarte, que era presidente regional do PT, saiu recentemente e foi para o PDT.

Nos siga no Google Notícias