Petista pede processo seletivo de professores por análise curricular
Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa é a favor de critério técnico
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Pedro Kemp (PT) encaminhou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amêndola da Mota, a indicação de realizar mudança no critério de contratação dos professores que atuam nas entidades de Educação Especial.
A previsão é que até dezembro seja realizado concurso para contratação de novos educadores para a REE (Rede Estadual de Ensino). Mas o deputado estadual sugeriu que a convocação seja mediante análise curricular.
Os candidatos são submetidos a uma prova e são convocados a partir da classificação. As instituições de Educação Especial recebem também esses professores. Acontece que existe um trabalho característico e requer uma formação específica. Muitos profissionais capacitados, que estão há mais de 20 anos numa instituição, foram demitidos, porque não passaram no processo”, explicou o deputado.
Para Kemp, a instituição e os alunos acabam tendo grandes prejuízos quando perdem os professores capacitados. “É uma injustiça muito grande quem está em uma escola de Educação Especial ser exonerado, porque não atingiu nota no processo seletivo que tem mais legislação e questões que não são utilizadas no seu trabalho”.