Projeto prevê desconto no IPTU a empresas que adotarem cães e gatos
A proposta, intitulada “Empresa Legal Patas”, tem o objetivo de minimizar os danos causados pelo abandono dos animais, além de motivar as adoções
Projeto de lei em trâmite na Câmara Municipal de Campo Grande prevê desconto no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a pessoas jurídicas que adotarem cães e gatos na Capital.
A proposta, intitulada “Empresa Legal Patas”, tem o objetivo de minimizar os danos causados pelo abandono dos animais, além de motivar as adoções diminuindo os gastos do contribuinte.
“Importante é ressaltar a questão social. Afinal, o abandono de animais é um problema em nossa cidade não relacionado apenas à saúde pública, mas principalmente por conta do sofrimento destes animais, vítimas de maus tratos, fome e intempéries climáticas”, justificou o vereador João Rocha, presidente da Câmara e autor da proposta.
Pelo texto, o valor do desconto a ser concedido será definido pelo Executivo em legislação própria. O desconto concedido, porém, será relativo a apenas um animal, cabendo às empresas a opção de adotar outros cães e gatos.
Entidades não governamentais ou entes ligados à proteção de animais, que tiverem o poder fiscalizatório, serão responsáveis pela fiscalização em relação aos bons tratos com os animais.
A adoção deverá se efetivar junto ao Centro de Controle de Zoonoses, canis públicos, estabelecimentos oficiais congêneres, entidades governamentais e não governamentais, ou pessoas físicas ligadas à proteção de animais.
Conforme João Rocha, a proposta, já implantada em outros países e até mesmo em outras cidades do Brasil, não irá impactar nas finanças públicas, já que o desconto concedido poderá ser recompensado com a economia nos gastos de manutenção de canis públicos.