PSD terá a maior bancada na Câmara Municipal a partir de 2021
Partido do prefeito Marquinhos Trad (PSD) terá cinco representantes no legislativo da Capital
O PSD terá a maior bancada da Câmara Municipal a partir de 2021 com cinco vereadores, seguido pelo PSDB, Podemos e MDB com três parlamentares cada. Ao todo 16 partidos conseguiram eleger representantes no Parlamento, que neste ano mudou as regras para eleição proporcional.
O partido do prefeito Marquinhos Trad (PSD) vai continuar com cinco representantes, só tendo mudanças em alguns nomes, já que conseguiram se reeleger: Valdir Gomes e Otávio Trad e entraram: Tiago Vargas, Ademar Vieira Júnior e Beto Avelar.
Já o PSDB que tem a maior bancada atualmente com 8 parlamentares, reduziu para apenas três eleitos: João Rocha, atual presidente da Câmara Municipal, João César Mattogrosso e Juari Lopes Pinto. O Podemos que não tinha nenhum representante, agora chega a três vereadores: José Jacinto de Luna, Ronilço Guerreiro e Clodoilson Pires.
O MDB que desta vez lançou candidato próprio saltou de 2 para três representantes, tendo a reeleição de Dharleng Campos e Loester Nunes e o retorno à Câmara de Jamal Salem. Quem também cresceu nesta eleição foi o PT, que ampliou de 1 para 2 parlamentares, continuando com Ayrton Araújo e tendo como novidade a estudante Camila Jara.
Crescimento - O Patriotas, partido da vice-prefeita Adriane Lopes, também conseguiu eleger dois representantes: Sandro Benites e Edu Miranda. Já o Democratas subiu de 1 para 2, com a saída de Eduardo Cury e a eleição de Silvio Pitu e Riverton Francisco. O PDT que estava sem representantes, desde a janela partidária, terá agora Marcos Tabosa.
Alguns partidos “empataram”, como o Republicanos que reelegeu seus dois vereadores: Roberto Santana e Gilmar da Cruz. Assim como o PTB que continua com Willian Maksoud e o Solidariedade com Epaminondas Vicente.
Já o PSL terá a saída de Vinícius Siqueira e a chegada de Alirio Vilasanti. A Rede Sustentabilidade também terá a “troca” de Eduardo Romero por André Fonseca. No PP sairá Cazuza, que não conseguiu a reeleição, e entra Victor Rocha.
Alguns partidos tiveram redução de espaço, como o Avante que de dois vereadores, ficará sem nenhum em 2021. Já o PSB diminuiu de 2 para apenas 1, ficando apenas Carlos Borges, que hoje ocupa a primeira-secretaria da Câmara Municipal.
Confira os 29 vereadores eleitos: