Reinaldo nomeia adjunto de Riedel e ex-chefe da Funasa como secretários
Governador indicou Silvio Lobo Filho para comandar Fundesporte; cinco cargos ainda estão vagos
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), nomeou três novos membros de seu gabinete. Oito titulares de secretarias e autarquias deixaram os cargos para participar das eleições deste ano.
As nomeações constam na edição desta sexta-feira (1º) do Diário Oficial Eletrônico. Para o lugar de Eduardo Riedel, assumiu o então adjunto da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Renato Marcílio da Silva. Riedel vai se candidatar ao governo do Estado pelo PSDB.
Na SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende sai para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados e Flávio da Costa Britto Neto passa a comandar a pasta.
Britto foi superintendente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) durante a presidência de Dilma Rousseff (PT) e diretor-presidente da Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) no governo de André Puccinelli (MDB). A adjunta da SES, Crhistinne Maymone, segue no cargo.
O advogado e educador físico Silvio Lobo Filho será o novo chefe da Fundesporte. Marcelo Ferreira Miranda deixou o posto para se candidatar a deputado estadual.
Lobo Filho foi titular da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) quando Nelsinho Trad (na época PMDB, hoje PSD) era prefeito da Capital. Ele era o segundo em comando da Fundesporte.
Desincompatibilizações – Pela legislação eleitoral, ocupante de cargo público deve deixar o cargo seis meses antes do pleito sob risco de ficar inelegível. Ontem, quinta-feira (31), Riedel pediu exoneração para se dedicar à pré-campanha.
“Me filiei ao partido em 2002 sem pretensões políticas. O tempo passou e há 7 anos e meio, Reinaldo me convidou para defender um projeto e o plano de governo, e isso me atraiu, tirar do papel aquilo que foi desenhado em 2014, que foi pensado para o MS, onde trabalhamos pela saúde, educação, segurança pública”, disse o ex-secretário em evento na sede do PSDB.
Também saíram ontem do Parque dos Poderes, o secretário de Estado de Cidadania e Cultura João César Mattogrosso, que reassume o mandato de vereador de Campo Grande, mas disputará uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa.
O chefe do Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão, também concorrerá a deputado estadual. Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas Públicas para Mulher, entrará na corrida pelas oito vagas na Câmara dos Deputados.
O secretário especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos, Pedro Chaves, será suplente da pré-candidata a senadora Tereza Cristina (PP), que deixou o Ministério da Agricultura ontem.