ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Riedel assume Codesul nesta quinta-feira em evento com governadores

Evento no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, às 10h, reunirá autoridades dos estados do Sul

Por Gabriela Couto | 01/08/2024 08:01
Governador Eduardo Riedel, durante encontro do Codesul, em meses anteriores (Foto: Divulgação)
Governador Eduardo Riedel, durante encontro do Codesul, em meses anteriores (Foto: Divulgação)

Governador Eduardo Riedel (PSDB) toma posse da presidência do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), nesta quinta-feira (1º). O evento será às 10h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Após a solenidade, haverá uma coletiva de imprensa prevista para as 12h15. Riedel irá suceder o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Também estarão presentes os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

O Codesul foi criado em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.

Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o Codesul constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um Secretário Executivo, nomeado pelo Governador-Presidente, e por quatro Secretários Assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias