ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Riedel falou com representantes da França e Japão para estreitar relações

Nos encontros, principais temas discutidos incluem laços econômicos e culturais entre os territórios

Guilherme Correia | 18/08/2023 12:28
Riedel e representantes do Japão durante uma das reuniões (Foto: Governo Estadual)
Riedel e representantes do Japão durante uma das reuniões (Foto: Governo Estadual)

Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) recebeu nesta sexta-feira (18) o cônsul-geral do Japão, Ryosuke Kuwana, em encontro marcado pela busca de estreitar os laços culturais e promover a integração entre as duas nações. Na mesma data, o mandatário também teve compromisso com o cônsul da França, Yves Tessier d'Orfeuil.

As visitas foram oportunidade para discutir possíveis relações bilaterais e destacar a significativa contribuição dos países asiático e europeu para o Estado, sobretudo em relações econômicas e culturais.

A reunião entre o governador e o cônsul japonês teve como pano de fundo a rica herança cultural japonesa presente em Mato Grosso do Sul. Kuwana expressou sua gratidão pelo apoio dedicado à comunidade japonesa em território sul-mato-grossense e ressaltou a importância de estreitar os laços entre as duas regiões.

"Viemos aqui conhecer o governador e as autoridades, para expressar nossa gratidão a todo apoio que ele dedica à nossa comunidade japonesa no Estado. Discutimos possíveis relações bilaterais com Mato Grosso do Sul", declarou o cônsul, em publicação feita no site oficial de notícias do Executivo.

A forte presença da cultura japonesa foi evidenciada por Riedel, que mencionou o tradicional evento "Bon Odori" como um exemplo marcante. O festival, que celebra a herança cultural japonesa por meio de danças, luminárias, tambores e ritmos tradicionais, está em sua 37ª edição e acontecerá neste fim de semana na Associação Esportiva e Cultura Nipo Brasileira de Campo Grande.

Com uma colônia de imigrantes japoneses considerável, Campo Grande é o lar da terceira maior comunidade nipônica no Brasil, com aproximadamente 15 mil descendentes. Além disso, a cidade abriga a segunda maior comunidade de imigrantes de Okinawa no país, ressaltando a influência marcante da cultura japonesa na região.

França - O cônsul francês, Yves Tessier d'Orfeuil, destacou sobre a importância do agronegócio para ambos os territórios. “Aqui em Mato Grosso do Sul o agronegócio é muito importante, assim como na França que é um país europeu que é muito forte neste setor, poderemos ter intercâmbios e interesses comuns, nestes assuntos com interesses tanto ao Estado como para nós".

O cônsul tem residência em São Paulo (SP) e é responsável por promover as boas relações da França com Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, assim como atender a comunidade francesa nestes cinco estados.

O governador defendeu boa relação com os países europeus para ampliar os laços comerciais. Um dos pilares da sua gestão é construir um bom ambiente de negócios, para receber novos investimentos privados e assim garantir mais empregos e renda à população.

Além do governador, participaram da reunião os secretários Jaime Verruck (Semadesc), Hélio Peluffo (Seilog), Eliane Detoni (Escritório de Parcerias Estratégicas) e Luiz Renato Adler (Escritório de Relações Internacionais). A reunião ocorreu no Receptivo do Governo, que fica no Parque do Prosa.

O secretário especial do Escritório de Relações Internacionais do Estado, Luiz Renato Adler, destacou a importância dessas reuniões para o Estado. "Esta é uma grande oportunidade de mostrar as potencialidades de Mato Grosso do Sul. Podemos trazer novos investimentos e levar nossos produtos a esses países. Buscamos estreitar as relações com países como França, Índia e Japão, mostrando a eles um pouco do nosso Estado", finalizou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias