Riedel falou com representantes da França e Japão para estreitar relações
Nos encontros, principais temas discutidos incluem laços econômicos e culturais entre os territórios
Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) recebeu nesta sexta-feira (18) o cônsul-geral do Japão, Ryosuke Kuwana, em encontro marcado pela busca de estreitar os laços culturais e promover a integração entre as duas nações. Na mesma data, o mandatário também teve compromisso com o cônsul da França, Yves Tessier d'Orfeuil.
As visitas foram oportunidade para discutir possíveis relações bilaterais e destacar a significativa contribuição dos países asiático e europeu para o Estado, sobretudo em relações econômicas e culturais.
A reunião entre o governador e o cônsul japonês teve como pano de fundo a rica herança cultural japonesa presente em Mato Grosso do Sul. Kuwana expressou sua gratidão pelo apoio dedicado à comunidade japonesa em território sul-mato-grossense e ressaltou a importância de estreitar os laços entre as duas regiões.
"Viemos aqui conhecer o governador e as autoridades, para expressar nossa gratidão a todo apoio que ele dedica à nossa comunidade japonesa no Estado. Discutimos possíveis relações bilaterais com Mato Grosso do Sul", declarou o cônsul, em publicação feita no site oficial de notícias do Executivo.
A forte presença da cultura japonesa foi evidenciada por Riedel, que mencionou o tradicional evento "Bon Odori" como um exemplo marcante. O festival, que celebra a herança cultural japonesa por meio de danças, luminárias, tambores e ritmos tradicionais, está em sua 37ª edição e acontecerá neste fim de semana na Associação Esportiva e Cultura Nipo Brasileira de Campo Grande.
Com uma colônia de imigrantes japoneses considerável, Campo Grande é o lar da terceira maior comunidade nipônica no Brasil, com aproximadamente 15 mil descendentes. Além disso, a cidade abriga a segunda maior comunidade de imigrantes de Okinawa no país, ressaltando a influência marcante da cultura japonesa na região.
França - O cônsul francês, Yves Tessier d'Orfeuil, destacou sobre a importância do agronegócio para ambos os territórios. “Aqui em Mato Grosso do Sul o agronegócio é muito importante, assim como na França que é um país europeu que é muito forte neste setor, poderemos ter intercâmbios e interesses comuns, nestes assuntos com interesses tanto ao Estado como para nós".
O cônsul tem residência em São Paulo (SP) e é responsável por promover as boas relações da França com Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, assim como atender a comunidade francesa nestes cinco estados.
O governador defendeu boa relação com os países europeus para ampliar os laços comerciais. Um dos pilares da sua gestão é construir um bom ambiente de negócios, para receber novos investimentos privados e assim garantir mais empregos e renda à população.
Além do governador, participaram da reunião os secretários Jaime Verruck (Semadesc), Hélio Peluffo (Seilog), Eliane Detoni (Escritório de Parcerias Estratégicas) e Luiz Renato Adler (Escritório de Relações Internacionais). A reunião ocorreu no Receptivo do Governo, que fica no Parque do Prosa.
O secretário especial do Escritório de Relações Internacionais do Estado, Luiz Renato Adler, destacou a importância dessas reuniões para o Estado. "Esta é uma grande oportunidade de mostrar as potencialidades de Mato Grosso do Sul. Podemos trazer novos investimentos e levar nossos produtos a esses países. Buscamos estreitar as relações com países como França, Índia e Japão, mostrando a eles um pouco do nosso Estado", finalizou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.