ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Política

Riedel vai a Brasília em dia que Lula discute conflito indígena

Riedel participa do lançamento do Rankings de Competitividade, de assinatura de pacto e tem agenda ministerial

Por Fernanda Palheta | 21/08/2024 09:03
Governador Eduardo Riedel (PSDB) durante painal no Fórum dos Governadores (Foto: Tayana Vaz/ Divulgação)
Governador Eduardo Riedel (PSDB) durante painal no Fórum dos Governadores (Foto: Tayana Vaz/ Divulgação)

Com agenda lotada, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), está em Brasília nesta quarta-feira (21). O tucano inicia o dia no CPL Day, evento organizado pelo CPL (Centro de Liderança Pública), durante a tarde participa da cerimônia de assinatura do Pacto pela Transformação Ecológica e termina agenda com reunião no Ministério da Casa Civil.

Outra pauta de interesse sul-mato-grossense estará sendo discutida no Distrito Federal nesta quarta-feira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com ministros para discutir soluções para os conflitos fundiários em terras indígenas. Na pauta será tratado a disputa por terra em Douradina, onde indígenas guarani-kaiowá iniciaram retomada de terra no último mês.

Na manhã de hoje, o CPL lança o Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2024 e anuncia as três vencedoras do Prêmio Excelência em Competitividade da entidade. Além da divulgação dos dados, a entidade realiza o Congresso Consad de Gestão Pública, que tem como tema central a ‘Transparência e governança: a importância de dados e evidências na gestão pública’.

Ao lado dos governadores do Amapá; Santa Catarina; Alagoas; Espirito Santo; Amazonas, Riedel irá apresentar o cenário de Mato Grosso do Sul no primeiro painel do evento: "Competitividade no Setor Público – Dados e Evidências como Pilares da Transformação".

Desde 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece os estados que mais se destacam na priorização da competitividade em suas agendas. Em 2024, foram analisadas mais de 292 políticas públicas inscritas, das quais seis boas práticas foram selecionadas como finalistas.

Às 14h, o governador acompanha a assinatura de Lula e dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da Câmara dos Deputado, Arthur Lira, e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, ao Pacto Pela Transformação Ecológica. A assinatura marca a primeira vez em que os Três Poderes se unem em torno da agenda ambiental e climática.

Os objetivos do Pacto são garantir a sustentabilidade ecológica; o desenvolvimento econômico sustentável; justiça social, ambiental e climática; além de considerações dos direitos das crianças e gerações futuras; e resiliência a eventos climáticos extremos. As ações estão divididas em três eixos, sendo o ordenamento territorial e fundiário, transição energética e desenvolvimento sustentável com justiça social, ambiental e climática.

A agenda do governador termina com reunião ministerial na Casa Civil, no Palácio do Planalto. A pauta da discussão não foi divulgada.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias