ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Política

Riedel viaja hoje ao Uruguai com Verruck e Rodrigo Perez, mas agenda é mistério

Programa não foi detalhada; país sedia encontro sobre transportes e debate sobre hidrovia

Por Maristela Brunetto e Fernanda Palheta | 13/08/2024 11:18
Riedel viaja hoje ao Uruguai com Verruck e Rodrigo Perez, mas agenda é mistério
Riedel viaja hoje para o Uruguai, onde fórum envolvendo empresários e setor público discute logística, incluindo hidrovia (Foto: Arquivo/ Henrique Kawaminami)

O governador Eduardo Riedel, do PSDB, segue esta tarde para a capital do Uruguai, Montevidéu, junto com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, o de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e outros quatro integrantes desta pasta, conforme as autorizações para viagem internacional publicadas no Diário Oficial.

A agenda não havia sido detalhada nesta manhã, mas a cidade sedia nos próximos dias um evento organizado por um grupo brasileiro para debater logística de transporte, incluindo o transporte pela Hidrovia Paraguai- Paraná, que deve contar com a participação dos secretários.

Na página do Grupo Brasil Export há divulgação para o Mercosul Export 2024, apontando ser a segunda vez que o evento é realizado no País vizinho, mediante parceria com a Embaixada do Uruguai no Brasil. Riedel tem agenda nos dois próximos dias em Montevideu, mas não havia confirmação se ele participaria do fórum sobre logística.

O grupo reúne empresários e setor público para debater investimentos em transporte, segmento que Mato Grosso do Sul tem apostado, seja pela retomada do transporte ferroviário ou mesmo concessão de rodovias, com andamento de consulta sobre a chamada Rota da Celulose, com rodovias estaduais e as BRs 262 e 267 no lado leste do Estado.

O evento inclui na programação de debates, a serem realizados no Hyatt Centric Montevideo, uma palestra sobre a hidrovia, proferida pelo ex-presidente do Uruguai, Julio María Sanguinetti, com o tema “A Hidrovia Paraguai-Paraná, um reencontro com a geografia e com a história”.

O Estado também defende a utilização da hidrovia, que recebe barcaças de soja e minérios quando o Rio Paraguai está navegável. A União tem ativos contratos de limpeza do curso do rio e mantém estudo para ampliar a utilização, com pontos de dragagem.

A ampliação das intervenções no Rio Paraguai motivou a publicação de um estudo de cientistas no final do ano passado apontando para os riscos ambientais ao Pantanal e levou esta semana o prestigiado jornal The Guardian a publicar artigo criticando a iniciativa.

Em resposta ao artigo do The Guardian, o Ministério de Portos e Aeroportos disse que as preocupações seriam “opiniões” sem “elementos científicos para apoiá-las”, e que o uso da hidrovia será objeto de debates.

Nos siga no Google Notícias