ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 25º

Política

Sem presença de Camila e Zeca, PT lança 30 candidatos à Câmara Municipal

Ausência dos candidatos não enfraquece a mobilização do partido na campanha eleitoral

Por Mylena Fraiha e Fernanda Palheta | 20/07/2024 11:38
Candidatos a vereador da Capital fazem o "C" de Camila Jara durante convenção partidária (Foto: Juliano Almeida)
Candidatos a vereador da Capital fazem o "C" de Camila Jara durante convenção partidária (Foto: Juliano Almeida)

Na manhã deste sábado (20), o PT (Partido dos Trabalhadores) realizou sua convenção partidária na sede do diretório em Campo Grande para formalizar as candidaturas do partido às eleições municipais de 2024.

Entretanto, o evento foi marcado pela ausência dos principais candidatos à Prefeitura - a deputada federal Camila Jara (PT), candidata à prefeita, e o ex-governador e atual deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, que será o vice na chapa.

Segundo o deputado estadual Pedro Kemp (PT), Camila Jara estava cumprindo uma agenda fora do Estado, que não poderia ser remarcada, enquanto Zeca do PT estava envolvido em mobilizações políticas no interior do Estado.

O presidente municipal do PT, Agamenon Rodrigues, reiterou que a ausência dos candidatos principais não enfraquecerá a mobilização do partido. “Essa é uma etapa histórica do PT, porque estamos lançando uma mulher e, com ela, temos o orgulho de ter o Zeca, que aceitou o cargo de vice. A falta dos candidatos foi uma coincidência do destino”.

Presidente municipal do PT, Agamenon Rodrigues, reiterou que a ausência dos candidatos principais não enfraquecerá a mobilização do partido (Foto: Juliano Almeida)
Presidente municipal do PT, Agamenon Rodrigues, reiterou que a ausência dos candidatos principais não enfraquecerá a mobilização do partido (Foto: Juliano Almeida)

Kemp comentou que acredita que Camila tem grandes chances de ir ao segundo turno das eleições. Ele apontou que, por ser a única chapa do campo progressista na Capital, o objetivo é conquistar os votos dos campo-grandenses que votaram no Lula em 2022.

“A chapa junta a juventude da Camila e a experiência do Zeca. É uma chapa que irá se diferenciar, porque é a única do campo progressista. As outras estão disputando o mesmo nicho bolsonarista. E o PT vai na contramão”, completou o deputado estadual.

A convenção deste sábado foi descrita por Kemp como um evento mais burocrático, realizado para cumprir os prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral. As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para a escolha de candidatos e formação de coligações, conforme estabelecido pela Lei da Reforma Política (Lei nº 13.165/2015). O período para a realização dessas convenções vai de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

Kemp também apontou que um ato de lançamento oficial da candidatura está marcado para o dia 3 de agosto, com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do deputado federal Lindbergh Farias. Ele também mencionou a articulação para a vinda de um ministro do governo federal e do ministro da Economia, Fernando Haddad.

Vereadores - Conforme noticiado anteriormente, o PT tem como objetivo dobrar sua representatividade na Câmara Municipal de Campo Grande, almejando conquistar quatro das 29 cadeiras disponíveis. Para isso, lançou uma chapa de pré-candidatos composta por 30 nomes, dos quais 26 pertencem ao partido.

Durante o evento, as lideranças petistas destacaram a paridade de gênero na chapa de vereadores, com 15 mulheres e 15 homens entre os 30 candidatos. “A paridade é algo que já faz parte de todas as instâncias do partido. E com isso, o PT está demonstrando que leva a sério as mulheres na política”, afirmou Kemp.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias