Sistema de avaliação é bom para servidor e para o Estado, avalia Reinaldo
O programa de avaliação de desempenho dos cerca de 50 mil servidores de Mato Grosso do Sul vai melhorar a prestação de serviços do Estado, segundo afirmou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta terça-feira (2).
Além disso, para Azambuja, o sistema vai possibilitar que o funcionário possa conseguir “novas posições” no serviço público. “O governo já faz um trabalho através da meritocracia, que traz um ganho ao trabalhador pelo desempenho e a avaliação vai dar condições ao servidor galgar novos lugares”.
Nesta terça-feira (2), o Executivo Estadual publicou no Diário Oficial do Estado normatizando a chamada ADI (Avaliação de Desempenho Individual). A situação envolverá servidores civis integrantes de todo o plano de cargos do Executivo, incluindo as autarquias.
A medida se aplica aos servidores estáveis, empregados públicos e servidores comissionados. Na avaliação serão consideradas competências, conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais. Cada secretaria vai estabelecer um plano anual de desenvolvimento geral e individual nos recursos humanos.
Conforme o texto do decreto, a avaliação individual tem como objetivo orientar a política de gestão de pessoas e medir as competências essenciais e gerenciais dos servidores no exercício de suas funções. Além de definir critérios para desenvolver e qualificar os servidores, focando no que precisa ser melhorado.