Surdos terão ajuda de intérprete por videochamada para votar no 2º turno
Iniciativa é de servidores e estagiários do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral)
Um intérprete de Libras (Língua brasileira de sinais) ficará à disposição durante todo o período de votação do 2º turno, das 7h às 16h, no domingo (30), para atender videochamadas e ajudar os coordenadores de acessibilidade que estarão em todos os pontos de votação em Mato Grosso do Sul. Cerca de 2 mil eleitores têm deficiência auditiva.
O intérprete atenderá surdos e pessoas com deficiência auditiva por videochamadas de WhatsApp pelo número (67) 2107-7145. O projeto-piloto é de iniciativa de servidores e estagiários do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) com apoio da direção-geral, presidência e outras unidades.
A resolução n° 23.699/2021 do TSE determina a presença de coordenadores de meios acessíveis no processo eleitoral e são responsáveis por vistoriar as condições estruturais nas vésperas e no dia das eleições, além de prestar assistência aos eleitores com necessidades especiais.
Acessibilidade - As eleições deste ano também têm melhorias de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. Foi melhorado o som, sendo mais objetivo, dizendo tudo o que está escrito na tela, além de ter mudado as teclas “branco”, “corrige” e “confirma” para a lateral da urna.
Conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até agosto de 2022, Mato Grosso do Sul tinha 3.086 eleitores com deficiência visual e 2.129 com deficiência auditiva.
Votação - Eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República e governadores de 12 estados, no Brasil. A votação será das 7h às 16h no horário de Mato Grosso do Sul. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos.