TRE já registrou 1 mil denúncias em MS, a maioria sobre compra de votos
Nos 56 dias, desde que o período eleitoral de 2016 começou, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) registrou 1029 denúncias em seu sistema online.
A maioria das irregularidades informadas é de compra de votos, arrecadação ou gastos ilícitos em campanha e condutas vedadas aos agentes públicos, que somam 284 denúncias.
No sistema da Justiça Eleitoral, não há informação sobre o andamento da situação e o teor completo não está disponível, somente para o autor da denúncia.
Propaganda eleitoral por mensagens eletrônicas e telemarketing é o segundo caso mais recorrente, com 250 registros. Há 125 reclamações sobre propaganda em bens de uso comum; 86 publicidade por meio de distribuição de material gráfico.
Reuniões políticas somam 59 denúncias; 54 propaganda em fachadas; 47 em carros de som; 30 propaganda intrapartidária e antecipada. Também há 28 reclamações de publicidade em vias públicas; 18 realização de debates ou entrevistas; 16 de comício; 12 sobre carreatas e passeatas; 11 por meio de outdoor e 9 de identificação da sede de partidos.
A maioria das denúncias foi registrada em Campo Grande, com 351 reclamações, enquanto Naviraí som 64 e Dourados 49. O período eleitoral se encerra efetivamente na Capital, em 30 de outubro, quando será realizado o segundo turno.