Tropas federais são confirmadas em cinco cidades de MS nas eleições
Área de fronteira e indígena estão entre as contempladas; Bela Vista pode ser a 6ª cidade da lista
As cidades sul-mato-grossenses de Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Ponta Porã, todas elas na fronteira do Brasil com o Paraguai, vão receber reforço das Forças Armadas para a realização das eleições municipais no próximo dia 15. Outra cidade que já foi confirmada na lista é Caarapó, vizinha de Dourados.
A confirmação da presença das tropas federais foi dada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quinta-feira (5) - a aprovação veio no dia 27. O pedido se deve a vários motivos, como garantia da segurança na faixa de fronteira, ou para manter a ordem em área de grave conflito entre indígenas e fazendeiros - como é o caso de Caarapó.
Também nesta quinta-feira, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) aprovou o envio de tropas federais para outra cidade da fronteira, Bela Vista - município localizado a 322 km de Campo Grande. Agora, a solicitação será encaminhada para avaliação do TSE, que pode decidir por reforçar ou não a segurança local.
Além de Mato Grosso do Sul,Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins também contam com municípios na lista. São 11 estados contemplados e 597 localidades - incluindo sedes municipais e distritos.
Chamada de Força Federal, a equipe de militares das Forças Armadas é formada por integrantes já especializados em atuação eleitoral, participando de todas as eleições para garantir o livre exercício do voto.