Veja quem são os 29 vereadores eleitos na Capital
A maior bancada volta a ser do PSDB com cinco vereadores; confira todos os nomes
Os campo-grandenses votaram pela renovação da maioria dos vereadores na Câmara Municipal para a próxima legislatura. A partir de janeiro de 2025, a Casa de Leis terá 27 homens e duas mulheres. Destaque para o vereador mais votado, Marquinhos Trad (PDT) com 8.567 votos. A maior bancada volta a ser do PSDB com cinco vereadores.
Confira abaixo quem são os 29 vereadores da Capital:
Beto Avelar (PP)
Roberto de Avelar, conhecido como Beto Avelar (PP), foi reeleito para seu segundo mandato com 4.063 votos. Ele é advogado e foi eleito vereador com 3.750 votos para o mandato de 2021 a 2024. Pós-graduado em Direito Processual do Trabalho, atuou como diretor adjunto da Fundação Social do Trabalho (Funsat), onde implementou melhorias no Programa de Inclusão Profissional e idealizou mais de 5 mil cursos a distância.
Carlão (PSB)
Carlos Augusto Borges, conhecido como Carlão (PSB), vai para seu quinto mandato seguido. Eleito pela primeira vez em 2008, ele é o atual presidente da Câmara Municipal e se reelegeu com 6.907 votos. Nascido em Pedro Gomes e atuando como líder comunitário desde os anos 1970, ele tem se destacado em projetos de desfavelamento e melhorias na infraestrutura, especialmente no Bairro Nova Lima. Carlão já presidiu a Associação de Moradores do Jardim Campo Verde e ajudou a regularizar mais de 50 favelas. Com mais de 300 projetos de lei apresentados, continua lutando por direitos e melhorias para a população.
Clodoilson Pires (Podemos)
Clodoilson Pires (Podemos) se reelegeu para seu segundo mandato consecutivo com 3.859 votos. Eleito na última legislatura com 2.979 votos. Empresário e pastor graduado em Teologia com 28 anos de ministério na Igreja Evangélica Comunidade Global, é defensor das bandeiras da vida e da família.
Delei Pinheiro (PP)
Vanderlei Pinheiro de Lima, conhecido como Delei (PP), vai para o segundo mandato consecutivo. Ele se reelegeu com 4.179 votos. Delei iniciou sua carreira política ao ser eleito vereador em 2013, após uma longa trajetória no serviço público. Antes disso, trabalhou na Prefeitura de Campo Grande, começando como varredor de ruas aos 13 anos e avançando para cargos na secretaria de Assuntos Fundiários e na Empresa Municipal de Habitação (Emha). Durante sua atuação na Emha, foi responsável pelo Departamento de regularização fundiária, onde implementou projetos que beneficiaram aproximadamente 10.150 famílias, regularizando 253 favelas.
Dr. Jamal (MDB)
Jamal Mohamed Salem, conhecido como Dr. Jamal (MDB) é médico urologista e se reelege para seu sexto mandato com 4.030 votos. Foi vereador nas legislaturas de 1998 a 2000, de 2000 a 2004, de 2008 a 2012, de 2012 a 2016 e 2020 até hoje. Destacou-se como assessor da Direção Geral do Hospital Regional Rosa Pedrossian e como secretário municipal de Saúde entre 2014 e 2015.
Dr. Victor Rocha (PSDB)
Victor Rocha (PSDB) se reelegeu com 5.355 votos. Ele é médico formado pela UFMS em 2004 e especializado em Mastologia pela USP. É idealizador do Projeto Casa Rosa, que, desde sua implantação em 2021, eliminou a fila de espera para consultas de mastologia no SUS, realizando mais de 8 mil atendimentos e se tornando referência nacional em prevenção do câncer de mama. Foi secretário-adjunto de Saúde entre 2013 e 2016, promovendo mutirões e a inauguração de UPAs. Atualmente, trabalha no Hospital da Plástica e no Projeto Casa Rosa.
Junior Coringa (MDB)
Ademar Vieira Júnior, popularmente conhecido como Júnior Coringa (MDB), se reelegeu para mais um mandato com 6.131 votos. Já atuou como deputado federal interino, na vacância do ex-ministro Henrique Mandetta. Na gestão do prefeito Marquinhos Trad, tornou-se subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, focando na proteção de grupos vulneráveis e na promoção de justiça social.
Luiza Ribeiro (PT)
Luiza Ribeiro (PT), se reelegeu com 4.982 votos. Formada em Direito, ela possui especialização em Gerência de Cidades pela FAAP e atuou como secretária estadual de Justiça e Cidadania no Governo de José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. Luiza também dirigiu a Funsat (Fundação Social do Trabalho), onde implementou programas de qualificação profissional e o Núcleo de Intermediação do Trabalho para pessoas com deficiência. Também trabalhou na Superintendência do Procon-MS, fundando a Casa do Consumidor para facilitar o acesso a direitos. Foi vereadora de Campo Grande de 2013 a 2016, focando em pautas como direitos das mulheres, cultura, sustentabilidade e diversidade. Em 2023, retornou à Câmara de Vereadores como suplente.
Otávio Trad (PSD)
Otávio Augusto Trad Martins (PSD), se reelegeu para o quarto mandato. Integrante de família tradicional da política campo-grandense, o advogado se reelegeu com 2.426 votos. Otávio se destacou como membro e presidente de várias comissões, incluindo Legislação, Segurança Pública e Juventude. Em 2018, assumiu a presidência do diretório municipal do PTB em Campo Grande. Em março de 2020, filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD), partido atual do vereador.
Papy (PSDB)
Epaminondas Vicente Silva Neto, conhecido como Papy (PSDB), se reelegeu com 4.641 votos para seu terceiro mandato. Formado em gestão pública, atuou como gestor do trabalho na Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), focando em políticas públicas de emprego e inclusão. Em novembro de 2023, concluiu uma pós-graduação em Administração Pública e Gerência de Cidades pela Uninter.
Professor Juari (PSDB)
Juari Lopes Pinto, conhecido como Professor Juari (PSDB) se reelegeu para o segundo mandato seguido com 5.050 votos. Ele trabalhou por 15 anos em escolas privadas e ingressou no serviço público em 2000, atuando na Secretaria Estadual de Educação, onde foi Superintendente de Administração das Regionais, implantando diversas Coordenadorias Regionais de Educação. Entrou na política em 2012 como candidato a vereador e, após tentativas anteriores, foi eleito em 2020 com 4.199 votos.
Professor Riverton (PP)
Riverton Francisco de Souza, Professor Riverton (PP) se reelegeu para seu segundo mandato seguido com 6.271 votos. Ele tem mais de 20 anos de experiência na área de educação. Graduado em Educação Física, ele começou sua jornada como aluno e interno do projeto Salesianos Ampare. Após perder os pais biológicos a adotivos, Riverton afirma que a 'educação salvou sua vida'. Ele morou no internato dos 11 aos 16 anos. Saiu para estudar e, posteriormente, retornou como educador.
Ronilço Guerreiro (Podemos)
Ronilço Cruz de Oliveira, o Ronilço Guerreiro (Podemos) se reelegeu para seu segundo mandato seguido com 3.244 votos. Tem se destacado no cargo pelo compromisso com a educação e a cultura. Psicólogo e professor, ele fundou a Gibiteca e a Creche Santa Clara, além de implantar bibliotecas em terminais de ônibus da cidade para promover o acesso à leitura. Com uma trajetória marcada por projetos inovadores como a Gibicicleta e a Vanteca, Ronilço se posiciona como um líder comunitário ativo, focando em iniciativas que beneficiam tanto estudantes quanto a população em geral.
Leinha (Avante)
Leinha se elegeu com 3.167 votos. Nascido em Aquidauana em 1988, tem 36 anos, é advogado com ensino superior completo e casado.
Silvio Pitu (PSDB)
Silvio Eduardo Alves Pena, conhecido como Silvio Pitu (PSDB), se reelegeu para o segundo mandato seguido, com 6.396 votos. Com uma carreira que inclui funções como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal, além de assessor especial na prefeitura e radialista na Capital FM, Silvio traz uma experiência diversificada para seu trabalho legislativo, focando no atendimento às necessidades da comunidade e na promoção de políticas públicas eficazes.
Marquinhos Trad (PDT)
Marcos Marcello Trad, conhecido como Marquinhos Trad (PDT), foi parlamentar mais votado com 8.559 votos. Advogado e político, é o atual ex-prefeito de Campo Grande. Ficou no cargo de 2017 até sua renúncia em 2022, para concorrer ao governo do Estado, ficando em sexto lugar. Antes de se tornar prefeito, foi eleito vereador em 2004 e atuou como secretário municipal de Assuntos Fundiários na gestão de André Puccinelli (MDB). Trad também foi deputado estadual, tendo sido eleito pela primeira vez em 2006.
Flávio Cabo Almi (PSDB)
Flávio Pereira Moura, conhecido como Flávio Cabo Almi (PSDB). Filho do ex-deputado estadual, José Almi Pereira Moura, Cabo Almi (PT), o novo vereador se elegeu com 5.003 votos. A expectativa de que os votos que eram de Airton de Araújo (PT) apadrinhado pelo ex-deputado passasse para o filho dele se concretizou. Flávio já havia tentado entrar na carreira política na eleição passada, quando disputou o cargo de deputado federal. Ele usa o apelido do pai como forma de homenagem ao ex-parlamentar que foi vítima da covid-19. Flávio também é comerciante, dono da Lotérica Guaicurus e da Conveniência Carolina.
Ana Portela (PL)
Ana Claudia Pereira Portela (PL) se elegeu para seu primeiro mandato como vereadora com 4.577 votos. Ela é filha de Aparecido Andrade Portela, o Tenente Portela que é o atual presidente do PL em Mato Grosso do Sul. Foi a única candidata do Estado a ter um vídeo gravado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo voto. Entrou para a política após participar da campanha eleitoral de 2018. Seu pai é amigo pessoal de Bolsonaro.
Neto Santos (Republicanos)
Neto Santos (Republicanos) se elegeu com 4.576. Nascido em Olindina (BA) em 1984, tem 40 anos com superior incompleto e é casado. Neto tem como bandeira política a defesa da família.
Wilson Lands (Avante)
Wilson Lands entra pela primeira vez na vaga de vereador. Ele foi eleito com 4.148 votos. Nascido em Campo Grande em 1984, tem 40 anos, é professor de ensino de primeiro e segundo graus com ensino superior completo e é divorciado.
Herculano Borges (Republicanos)
Formado em educação física, Herculano foi diretor escolar, coordenador de Esportes e treinador da Seleção de Futsal do MS. Ele retorna para Câmara com 4.119 votos.
Heculano foi vereador em Campo Grande (2009/2016), secretário estadual da Juventude (Sejuv- 2013), Deputado Estadual (2017/2022) e Presidente da Fundação de Esporte e Lazer do MS (Fundesporte- 2023 até 05/2024).
Dr. Lívio (União)
Lívio Viana de Oliveira Leite, o Dr. Lívio (União) retorna à Câmara Municipal após conseguir 3.636 votos. Ele é formado em medicina pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), foi secretário estadual-adjunto de Saúde (2015) e um dos idealizadores da Caravana da Saúde. Foi diretor do Hospital Regional Rosa Pedrossian de junho de 2021 a dezembro de 2022, durante a pandemia da covid-19. Também atuou como médico voluntário em várias instituições humanitárias, como a Fraternidade sem Fronteiras (FsF), onde participou de uma caravana a Moçambique em 2013, na Clínica da Alma e no Cethoi (Centro de Tratamento em Hematologia e Oncologia Infantil) no Hospital Regional. Chegou a ser empossado interinamente em maio deste ano, já que era suplente do vereador Claudinho Serra.
Fábio Rocha (União)
Fábio da Rocha e Silva Ferreira (União), se elegeu para seu primeiro mandato com 6.314 votos. Ele chegou a ficar como suplente nas eleições de 2016 e 2020. Fundador do Esquadrão da Juventude, tem atuado em projetos sociais em Campo Grande há 11 anos. Se autodeclara a maior associação beneficente do Estado.
Landmark (PT)
Landmark Ferreira Rios (PT) se elegeu para seu primeiro mandato como vereador com 4.022. Servidor público da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul) tem como padrinho político o deputado federal Vander Loubet (PT). Ele já foi secretário de Assistência Social de Dourados e ex-secretário de Agricultura.
Jean Ferreira (PT)
Jean Ferreira (PT) é o vereador mais jovem eleito em Campo Grande com 25 anos e 3.768 votos. Ele já concorreu a deputado estadual pelo PDT nas últimas eleições estaduais. Após mudanças no diretório, decidiu migrar para o PT onde conseguiu a vaga inédita. Jean é bacharel em direito e tem trajetória no movimento estudantil.
Rafael Tavares (PL)
Rafael Brandão Scaquetti Tavares (PL) retorna à política, desta vez como vereador ao receber 8.128 votos. Ele é empresário e ex-deputado estadual. Perdeu o cargo recentemente na Assembleia Legislativa após ter os votos anulados pela Corte pelo partido dele, na época o PRD, não ter cumprido a cota de gênero, conforme a lei eleitoral. Defensor das pautas conservadoras e de direita, ele se declara bolsonarista raiz.
André Salineiro Agente Federal (PL)
André Luis Sanches Salineiro (PL) é policial federal, pós graduado em direito, gestão empresarial e teologia. Ele retorna para a Câmara Municipal após receber 4.782 votos. Salineiro disputa eleições desde 2014 e se elegeu em 2016 para vereador. Está fora da política desde 2020, quando a chapa em que ele disputava como vice-prefeito ficou inapta. Se dedica a publicação de livros e combate às drogas. Tem como atual padrinho político o deputado federal mais votado das últimas eleições, Marcos Pollon (PL).
Maicon Nogueira (PP)
Ex-secretário da Juventude de Campo Grande, Maicon Nogueira (PP) se elegeu com 4.236 votos. Esta é a segunda vez que ele tenta uma cadeira na Câmara dos Vereadores. Em 2020 ele tentou se eleger pelo PSD.
Veterinário Francisco (União)
Veterinário Francisco (União) retorna à Câmara Municipal nas Eleições 2024. Ele se elegeu com 6.371 votos. Nascido em Campo Grande 1954, tem 70 anos, é veterinário e casado. Francisco foi vereador de 2016 a 2020.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.