Versão digital do título de eleitor pode ser baixada até o próximo sábado
Aplicativo também tem outras funções que otimizam vida eleitoral do cidadão
Eleitores de todo o Brasil têm até sábado (29) para baixar a versão digital do título de eleitor. Com ele não é necessário apresentar qualquer outro documento, já que no aplicativo e-Título fica disponível foto e informação necessária para identificação de quem está votando.
O uso do celular é proibido na hora da votação, mas não impede que este modo seja usado. Isso porque a apresentação do título digital ocorre antes do eleitor adentrar a cabine de votação, desta forma, após mostrar o documento baixado, o cidadão deixa o telefone com o mesário.
Além disso, o aplicativo mostra local de votação, permite que seja feita justificativa em caso de ausência às urnas, emite quitação eleitoral, entre outros serviços. De acordo com TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no primeiro turno, que ocorreu dia 2 de outubro, mais de 30 milhões de e-Títulos estavam ativos, sendo que 13 milhões foram ativados em 2022.
Vale lembrar que o aplicativo só é válido para votação caso esteja atualizado e com foto, caso contrário não será aceito pelo mesário. Segundo a Justiça Eleitoral, se houver algum problema a orientação é que seja reinstalado.
Sem golpe – Para ativá-lo é preciso ter registro junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do respectivo estado. Após baixá-lo, algumas perguntas serão feitas antes da ativação, todas com base nos dados cadastrados junto à Justiça Eleitoral, não se trata de golpe. Após responder corretamente, a tela com foto e informações será aberta e validada.