TJMS adquire novo software contra contra spams e vírus em seus sistemas
Em tempos de fake News e vazamentos que expõem informações de milhares de usuários, o Tribunal de Justiça de MS também decidiu reforçar a segurança de seu sistema na rede. O antivírus Kaspersky, um dos mais populares e seguros pelo mundo foi instalado em mais de cinco mil estações do judiciário, durante todo o mês de junho.
A expectativa da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) com a migração é ter um maior controle na prevenção e identificação malwares – termo utilizado para definir vários tipos de ameaças virtuais como vírus, worms, trojan e ransoware – já conhecidos e até mesmo os que ainda não existem (cerca de 220 mil novos malwares são criados por dia).
Vale ressaltar as ameaças do tipo ramsonware, um dos ataques mais conhecidos em 2017, por meio do vírus WannaCrypt, também conhecido como WannaCry, um malware (vírus) que bloqueava os arquivos pessoais como forma de sequestro e exigia um resgate em bitcoins (moedas virtuais). O antivírus foi adquirido com um custo 75% menor do que a solução anterior.
Em janeiro deste ano, a equipe da Coordenadoria de Segurança da Informação da STI também migrou a solução anti-spam, que protege o PJMS de ameaças que chegam pelo e-mail institucional.
A nova solução de anti-spam, chamada de HSC Mail Inspector, é uma solução nacional e está amplamente difundida no mercado, sendo a solução de anti-spam de vários órgãos públicos do Brasil. O custo de aquisição dessa ferramenta também foi reduzido e, comparando com a solução de anti-spam anterior, a economia para os cofres do PJMS foi de 50% com esse contrato.
Essas duas ferramentas, somadas a diversas outras gerenciadas pela Coordenadoria de Segurança da Informação, como Firewall, IPS (Sistema de detecção e prevenção de intrusão) e ainda o backup, visam prover segurança nas milhares de transações digitais que os usuários dos serviços de TI do PJMS executam todos os dias.