ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Listamos 5 dicas para quem prefere distância do Carnaval

Paulo Nonato de Souza | 31/01/2023 08:12
Flutuação com piraputangas nas águas cristalinas do rio da Prata, em Jardim, boa dica de fuga do carnaval (Foto: Márcio Cabral/Grupo Rio da Prata)
Flutuação com piraputangas nas águas cristalinas do rio da Prata, em Jardim, boa dica de fuga do carnaval (Foto: Márcio Cabral/Grupo Rio da Prata)

Carnaval não é feriado nacional, é ponto facultativo, ou seja, a liberação do trabalho vai de cada empregador. É o que sempre se repete nesta época do ano, mas o fato é que o país fica praticamente (para não dizer totalmente) parado ao longo dos cinco dias de folia, independente se a cidade tem desfiles de blocos ou de escolas de samba. No caso de Mato Grosso do Sul, Corumbá, na fronteira com a Bolívia, é o único destino que tem tudo isso, e todos os anos atrai milhares de foliões.

Este ano o Carnaval vai acontecer entre os dias 18 e 21 de fevereiro, que já está pedindo passagem. Como sempre, a agitação tomará conta do país, afinal, o Carnaval é sinônimo de alegria. Mas, nem todo mundo adere aos ritmos carnavalescos. Muitos preferem mesmo é fugir da folia e curtir a folga em lugares mais tranquilos, longe dos confetes.

Se este é o seu caso, com o mês do Carnaval já batendo na porta é hora de correr em busca de alternativas para fugir da folia. Que tal aproveitar o período e viajar para destinos de natureza? Veja abaixo cinco opções sem precisar sair de Mato Grosso do Sul:

BODOQUENA – O município dá nome ao complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em 2000 com 76.400 hectares, do qual também fazem parte os municípios de Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna. Mesmo que não entre no mato para contemplar as belezas naturais do parque, respirar o ar puro do lugar já vale a pena. Distante 271 km de Campo Grande, Bodoquena é outra boa opção para quem deseja fugir do Carnaval. O destino é conhecido pela grande quantidade de cachoeiras, e a mais famosa de todas é a cachoeira Boca da Onça com 156 metros.

JARDIM - Na lista dos principais atrativos, entre tantos, estão o Buraco das Araras, o a Lagoa Misteriosa e a Flutuação no Rio da Prata, os mais famosos até internacionalmente. Distante 238 km de Campo Grande, o município de Jardim também se apresenta como opção aos quem pretende trocar a folia de Carnaval por um encontro com a natureza. Por exemplo, a visita ao Buraco das Araras tem início ao amanhecer, o que significa que você terá de ir cedo para a cama na noite anterior, ou seja, nada de Carnaval, nem pela televisão. Este passeio tem que ser logo de manhã porque é quando as araras estão saindo em busca de comida.

BONITO - Se a intenção é trocar os cinco dias de folia pelo sossego da natureza, Bonito é o lugar certo, o destino perfeito seja qual for a atividade que queira encarar para se divertir. O município integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena junto com Jardim, Guia Lopes e Bodoquena. Distante 279 km de Campo Grande, Bonito é um bom lugar para fugir do Carnaval, com uma grande variedade de ambientes naturais e plena calmaria.

COSTA RICA – Os arredores da cidade tem uma grande variedade de atrativos, como o arvorismo, uma atividade esportiva de aventura que consiste na travessia  entre plataformas montadas nas copas das árvores, cachoeiras, balneários de piscinas naturais, trilhas para caminhadas, passeios a cavalo e safáris de observação da fauna e flora. Distante 347 km de Campo Grande, Costa Rica é uma cidade cercada por quatro parques naturais, todos dotados de rica biodiversidade e abertos aos visitantes para contato com a mata virgem, exploração de trilhas, sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Lage e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

RIO NEGRO - Um dos atrativos mais buscados pelos visitantes é o Rio do Peixe, que tem uma cachoeira de mais de 60 metros de altura. Outro atrativo interessante é o Vale do Alcantilado, mais conhecido pelo nome de Estância Arco Íris, uma propriedade privada com muitas atividades ao ar livre. A lista de atrativos inclui trilhas, piscina natural e sítios arqueológicos com cavernas de mais de 10 mil anos, batizadas de a Toca do Índio I e a Toca do Índio II. Portanto, a 130 km de Campo Grande, Rio Negro é um destino perfeito para um bate volta para os campo-grandenses no período de Carnaval.

Nos siga no Google Notícias