ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Se vai viajar para Porto Alegre, melhor marcar para outubro

Nesta segunda-feira, o Aeroporto Salgado Filho passou por vistoria do TCU; recuperação está 40% concluída

Por Paulo Nonato de Souza | 20/08/2024 08:50
Se vai viajar para Porto Alegre, melhor marcar para outubro
Triste lembrança: As pistas do aeroporto de Porto Alegre ficaram cobertas de água nas enchentes de maio deste ano (Foto: Reprodução)

Viajar de avião de Campo Grande para o Rio Grande do Sul não tem sido tarefa fácil, tanto na logística quanto na parte financeira. Além da conexão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é preciso descer em Canoas, distante 21 km de Porto Alegre. Mas o quadro deve mudar a partir de 21 de outubro, quando as operações no Aeroporto Salgado Filho serão restabelecidas, conforme anunciou a concessionária Fraport Brasil.

Os pousos e decolagens no Salgado Filho estão suspensos desde o dia 3 de maio, quando fortes chuvas provocaram enchentes em Porto Alegre, atingindo em cheio o aeroporto em áreas fundamentais para o seu funcionamento como pistas e saguões, que ficaram completamente submersas. “A retomada em outubro é uma boa notícia. Tenho planos de viajar para Porto Alegre no início de outubro e a passagem aérea com preço mais em conta está custando quase R$ 2 mil”, disse o campo-grandense Marcos Henrique Lopes.

Na retomada, os passageiros já poderão contar com mais de 80 voos diários confirmados pelas companhias aéreas Azul, Gol e Latam. No site oficial da Latam, a venda de passagens para Porto Alegre ainda tem a cidade de Canoas como opção de destino, mas a expectativa da empresa que administra o Aeroporto Salgado Filho é de que até o final do mês de outubro as principais companhias aéreas já terão definido a malha de retorno das operações, contabilizando 81 voos diários no total, que serão operados das 8h às 22h.

A retomada por completo das operações no aeroporto da capital gaúcha está prevista para a partir de 16 de dezembro. É quando as duas companhias terão definidos seus números de decolagens diárias. A Gol terá 40 decolagens por dia, enquanto a Latam anunciou até 22 voos. Além das conexões com as principais cidades do país, a Azul anunciou que irá restabelecer a ligações regionais para os municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana, dentro do estado do Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira (19), os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, e da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, vistoriaram as obras de recuperação do aeroporto gaúcho. A avaliação é de que os trabalhos estão 40% concluídos.

Nos siga no Google Notícias