Cuidados com o reservatório de partida a frio
Em dias muito frios, o motor do veículo precisa de uma certa temperatura para dar a partida. No caso dos automóveis flex que estejam abastecidos com álcool, devido ao etanol possuir um poder calorífico mais baixo que a gasolina, o motor precisa do sistema de partida a frio para chegar a essa temperatura e poder funcionar.
Esse motor de partida a frio possui um reservatório de gasolina, que é utilizado na maioria dos veículos flex. Então, se o seu veículo possui o reservatório de partida a frio, não esqueça de verificar se ainda possui combustível. Caso contrário, o veículo pode não ligar em um dia em que a temperatura esteja muito baixa.
CUIDADOS
A baixa utilização de 100% de etanol como combustível pode provocar o envelhecimento da gasolina presente no reservatório de partida a frio pela falta de consumo. Para evitar isso, é recomendável abastecer o reservatório preferencialmente com gasolina de alta octanagem. Consulte o posto de abastecimento de sua preferência para saber as opções disponíveis desse combustível. Ou utilize gasolina aditivada, que mantém as suas propriedades por período mais extenso do que a gasolina tipo C comum.
É recomendável substituir o combustível do reservatório de partida a frio a cada três meses se ele não for consumido. Ou abastecê-lo quando a luz indicadora do painel acusar nível insuficiente de gasolina.
SEM O TANQUINHO
Há uma tecnologia que não necessita do reservatório de combustível de partida a frio para dar a partida no carro, mesmo em dias frios com álcool. Com essa tecnologia, antes de ser injetado, o etanol é aquecido por meio de velas aquecedoras dentro da galeria de combustível.
O benefício dessa nova tecnologia é que não é necessário ficar se lembrando de abastecer o tanque de partida a frio, evitando inconvenientes e problemas no sistema mecânico.
Sempre consulte o manual do proprietário para saber a localização do reservatório de partida a frio e informações importantes sobre o sistema.