Honda lança nova geração do CR-V Híbrido
O modelo chega com preço de R$ 352.900
A sexta geração do Honda CR-V foi lançada no Brasil, o modelo que agora chega com motorização híbrida e tração integral, também ganhou design moderno e mais equipamentos de segurança.
O Honda CR-V Advanced Hybrid traz um design renovado, com aparência esportiva. A carroceria larga e longa deixou o modelo mais imponente, a grade dianteira e as belas rodas de 19 polegadas dão um toque de esportividade.
O conjunto óptico frontal Full-LED, assim como as lanternas traseiras, dão uma aparecencia mais sofisticada ao CR-V.
Por dentro o destaque fica por conta da multimídia sensível ao toque de 9,0 polegadas, com pequeno recuo que oferece estabilidade à mão durante a operação com o veículo em movimento. O volante dispõe dos controles necessários para atuar nos diversos sistemas relacionados à condução e controle de áudio e smartphone. O sistema de entretenimento do CR-V Advanced Hybrid é compatível com os padrões Apple Car Play e Android Auto.
A tela do painel TFT full-digital de alta definição tem 10,2 polegadas e é multiconfigurável, garantindo o monitoramento de parâmetros da condução sem prejuízo à visibilidade externa, aspecto no qual a adoção do Head-up display de 5,2 polegadas cumpre papel fundamental. O cluster em sua porção direita tem o velocímetro e, à esquerda, um mostrador que exibe o regime de uso – aceleração ou desaceleração/regeneração.
Motorização
O novo CR-V Advanced Hybrid adota a tecnologia avançada e:HEV, que combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão, proporcionando uma experiência de condução diferenciada, nível de consumo e emissões excepcionais, dinâmica esportiva e linearidade inigualável.
O sistema e:HEV tem como um de seus destaques o motor a combustão 2.0 DOHC 16V de quatro cilindros com ciclo Atkinson e injeção direta de gasolina. Ele tem 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo.
A este motor a combustão está associado o e-CVT, conjunto que abriga os dois motores elétricos: um destinado à propulsão e outro que atua como gerador. Posicionados em eixo paralelo, se caracterizam por ocupar pequeno espaço, com arranjo de transmissão com duas relações fixas – lock-up –, uma mais curta para velocidades intermediárias e outra mais longa para velocidades mais altas ou de cruzeiro. A adoção do lock-up intermediário, um dos destaques do CR-V Advanced Hybrid, melhora a linearidade e a percepção de vigor nas acelerações. A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm.
O elevado conforto acústico do motor a combustão (inclusive em marcha lenta) se deve à incorporação de um pré-amortecedor no volante-motor, que reduz as variações de torque, eliminando vibrações em baixas rotações. A IPU (Intelligent Power Unit) abriga uma bateria moderna e compacta. A PCU (Power Control Unit) é o “cérebro” do sistema híbrido, gerenciando a estratégia de gestão de energia para otimizar desempenho.
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. Esse é um dos diferenciais que tornam o sistema e:HEV único. A grande vantagem é que o condutor não precisa se preocupar em recarregar o veículo, o inteligente sistema híbrido da Honda faz isso automaticamente.
No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade. Portanto, no CR-V Advanced Hybrid o modo de operação Engine Drive é ativado automaticamente em aceleração moderada em médias e altas velocidades.
O CR-V Advanced Hybrid conta com a tecla Drive Mode no console, que permite alternar entre três modos de condução: Normal, Econ e Sport. Em Normal, os parâmetros preveem equilíbrio entre desempenho e eficiência energética; o modo Econ privilegia a economia e, em Sport, a resposta do acelerador é mais direta.
Tecnologia e segurança
O CR-V Advanced Hybrid conta com um conjunto de tecnologias avançadas de segurança:
O Honda SENSING atua por meio de uma câmera frontal com 90° de ângulo de varredura e do radar de ondas milimétricas instalado atrás do logotipo da grade frontal, com campo de 120º de ângulo de varredura. O sistema oferece uma gama de recursos destinada a proporcionar um nível superior de segurança e conveniência.
A atuação conjunta das câmeras, radar e sensores comanda as funções do Honda SENSING, que são as seguintes:
- ACC com LSF- Controle de cruzeiro adaptativo com Low Speed Follow: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. O LSF permite a atuação do ACC mesmo em baixas velocidades, operando, inclusive a parada total e posterior retomada do movimento;
- CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal, identificando pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto;
- LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: detecta faixas e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas faixas de rolamento;
- RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta saídas da pista e ajusta a direção;
- AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto, de acordo com a condição.
Outros itens importantes de segurança do CR-V Advanced Hybrid são: 10 airbags de série (frontais, tipo cortina, joelhos, laterais dianteiros e laterais traseiros), monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Isofix (fixação de assentos infantis), entre outros.
O modelo tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km. O preço público sugerido é R$ 352.900.