Honda mostra nova CB 650F no Salão de Milão
A moto ganhou maior capacidade cúbica, ficou mais confortável e econômica
A Honda apresentou nesta segunda-feira (04), a novíssima CB 650F 2014 que foi mostrada durante o Salão de Milão na Ítalia. O modelo perdeu o nome “Hornet” e recebeu atualizações estéticas e uma série de melhorias mecânicas. O motor de 4 cilindros em linha agora tem 649cc, que rende 87 cavalos de potência (menor do que na antecessora que tinha 102).
O novo motor recebeu alterações nos pistões e um novo acerto que privilegia uma curva de torque mais linear em baixos e médios regimes, principalmente abaixo de 4.000 rpm dando mais agilidade na pilotagem urbana. A proposta da CB 650F é se aproximar de suas principais concorrentes Yamaha XJ6 e Suzuki Bandit.
Outra novidade que a marca informa é que agora a nova CB tem menor consumo de combustível, podendo chegar a 350 km de autonomia com um tanque de gasolina.
Uma alteração que pode ser vista como retrocesso foi a substituição do chassi que abandona o alumínio pela estrutura de aço, que deixou a moto com 18 kg a mais. Porém para compensar, os discos de freio ficaram maiores, indo de 296 mm para 320 mm melhorando a performance de frenagem. Já a posição de pilotagem ficou mais confortável, com as costas menos inclinadas para frente e guidão mais largo.
A Honda do Brasil ainda não se pronunciou sobre a vinda da CB 650F, mas como aqui é o maior mercado consumidor deste modelo no mundo todo, a previsão é que ela venha até o final de 2014.
Ficha Técnica
Motor 4 cilindros em linha com refrigeração líquida e duplo comando no cabeçote.
Capacidade volumétrica de 649cc e taxa de compressão 11,4:1, injeção PGM-FI
Potência máxima: 64 kW (87 hp) @11,000 rpm
Torque máximo: 63 Nm @ 8,000 rpm
Capacidade de óleo lubrificante: 3,5 litros
Tanque de combustível: 17,3 litros
Consumo estimado: 21 km/l
Bateria: 12V / 8,6 Ah
Alternador: 343 Watts
Sistema de segurança: HISS
Farol: duas lâmpadas de 12V, 55W (alto/baixo)
Lanterna traseira: LEDs
Câmbio: 6 marchas com embreagem em banho de óleo
Corrente de transmissão final: 525 c/ O-ring, selada
Quadri tipo diamante
Dimensões: 2,110 x 775 x 1,120 mm
Altura livre do solo: 1.450 mm
Rake/Trail: 25,5°/101 mm
Altura do assento: 810 mm
Peso totalmente abastecida: 208 kg
Suspensão dianteira: convencional 41mm garfos telescópicos fork e curso de 120mm