JAC Motors lança SUV compacto T5
Modelo chega com motor 1.5 de 127 cv com preços que partem de R$ 59.9 mil
O concorrido segmento dos SUVs compactos, acaba de ganhar mais um integrante, o JAC T5 chega ao mercado brasileiro em versão única com três pacotes de equipamentos.
O evento de lançamento aconteceu nesta sexta-feira (26) em São Paulo, e pudemos testar o carro num percurso de ida e volta de 250 km entre São Paulo e Riviera de São Lourenço, em Bertioga – SP.
Importado inicialmente da China o T5 tem previsão de ser fabricado ainda este ano no Brasil em regime de CKD em Camaçari na Bahia, mas será homologado para vendas somente no primeiro trimestre de 2017.
Partindo de R$ 59.990, o T5 chega muito bem equipado: ar-condicionado digital, trio elétrico, computador de bordo, sensor de estacionamento, monitoramento de pressão dos pneus e bancos traseiros com Isofix entre outros, veja mais no final desta matéria.
O JAC T5 tem um visual chamativo, com traços que lembra até um Hyundai ix35 menor. A grade frontal tem proporções generosas e ocupa boa parte do para-choque. Os faróis são elegantes e as linhas quadradas dão um ar agressivo para o SUV compacto. A lateral tem linha de cintura mediana e vidros grandes, o resultado geral ficou bem bacana, o carro chamou a atenção pelas ruas.
A principal aposta dos chineses, como nos demais modelos da marca, é no preço para conquistar os consumidores.
Durante a coletiva com a imprensa, Sergio Habib, o presidente da JAC no Brasil disse que o T5 deve concorrer diretamente com o Ford Ecosport e Renault Duster, e pela faixa de preço deve tentar tirar vendas também dos pseudo-aventureiros VW Crossfox, Hyundai HB20X e também do Renault Sandero Stepway.
Motor
O T5 utiliza o mesmo motor do J3 S e o J5, o bloco 1.5 16V VVT JetFlex gera potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6000 rpm e 15,2/15,4 kgfm de torque respectivamente com gasolina e etanol, ambos a 4.000 rpm e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos e chega a 194 km/h de velocidade máxima, segundo dados da marca.
O câmbio é manual de seis marchas e no segundo semestre a JAC Motors vai oferecer o câmbio automático CVT. As primeiras marchas e o diferencial têm relações curtas (isso ajuda nas arrancadas), mas as marchas ascendentes oferecem relações mais longas, onde o motor “gira” pouco e favorece o consumo.
Interior
Por dentro o acabamento está conforme a faixa de preço que ele atua, os detalhes em black piano dão um toque a mais de requinte, mas tem bastante plástico, no geral é agradavel.
Os bancos de couro são confortáveis e há um bom espaço interno. Quem viaja atrás encontra um pequeno problema na altura dos assentos, eles são baixos, para quem tem baixa estatura a visão ficou um pouco prejudicada pois a porta é alta e atrapalha a visão. Para quem tem pernas mais compridas fica com os joelhos para cima. O porta-malas surpreende, com capacidade para 600 litros, quase o dobro da Ecosport.
Ao Volante
O desempenho para um motor 1.5 de um carro de 1.210 kg é adequado, porém abaixo dos três mil giros o carro fica pacato, a sexta marcha só pode ser usado acima dos 120 km/h somente em pistas planas, no retorno, na rodovia dos Imigrantes passamos alguns apuros pois, o carro vai perdendo força e reduções de marchas são necessárias quase o tempo todo. Andando a 120 km/h o motor gira em torno de 2.800 rpm.
Segundo o sistema de etiquetagem do Inmetro, o rendimento é de 6,8 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada, com etanol, o que rendeu a classificação "A" para o SUV. Durante o teste, fiz algo em torno de 8,0 km/l, com ar condicionado ligado o tempo todo na rodovia andando a média de 110 a 120 km/h.
Sergio Habib, disse que a suspensão do T5 foi ajustada para os brasileiros, deixando o carro mais rígido pois na China o modelo tem a suspensão mais macia, porém este ajuste deixou o carro mais duro, as imperfeições do solo são transmitidas para a cabine. Os sistemas de tração e estabilidade também foram ajustados para o Brasil.
Resumindo, a versão topo de linha do T5 custará o equivalente às versões de entrada dos principais rivais, sendo uma opção interessante para o comprador deste segmento. O T5 será o veículo chinês mais moderno e tecnológico já vendido por aqui, “inaugurando” controle de estabilidade, ar-condicionado digital, e central multimídia capaz de espelhar celulares em grande tela de alta resolução de 8 polegadas.
A pretensão da Jac Motors para o mercado brasileiro é vender entre 250 e 300 unidades, embora a cota seja de 400.
Confira versões e valores:
Pack 1 (R$ 59.990):
• Ar-condicionado digital e automático;
• Vidros das quatro portas, trava central e retrovisores com acionamento elétrico
• Alarme antifurto;
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel;
• Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
• Sensor de estacionamento;
• Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
• Sistema de freios com ABS (antibloqueio), BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente. Esse recurso aprimora a segurança do veículo, à medida que previne qualquer tipo de aceleração involuntária, como um objeto que trave o pedal do acelerador pressionado. Ao “perceber” que ambos os pedais estão sendo usados, o sistema anula a aceleração e “entende” que os freios devem prevalecer) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
• Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
• Faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático (sensor crepuscular);
• Banco traseiro bipartido 60/40;
• Banco do motorista com ajuste de altura;
• Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
• Sistema JetFlex, bicombustível, que dispensa o uso do tanquinho suplementar para partidas a frio.
Pack 2 (R$ 64.990), o JAC T5 acresce os seguintes dispositivos além do Pack 1:
• Rodas de liga leve aro 16;
• Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
• Rack no teto;
• HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives, recurso que “segura” o carro imobilizado mesmo em subidas para as arrancadas, sem necessidade de uso do freio de estacionamento. Você engrena a primeira marcha e solta o pé do freio: o carro permanece parado por 2 segundos, tempo suficiente para dar início à aceleração;
• ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade, que age através de sensores em todas as rodas, que vão, em frações de segundo, monitorando constantemente as diferenças de velocidade entre elas. Caso ocorra alguma desaceleração repentina de uma das rodas versus as demais, o sistema “entende” que o carro está iniciando uma derrapagem e passa a frear individualmente as rodas do carro com o objetivo de devolvê-lo à trajetória. O sistema também age na aceleração do veículo, interrompendo-a quando necessário.
Pack 3, onde o JAC T5 passa a custar R$ 68.990, adicionados ao Pack 2:
• Bancos revestidos em couro;
• Kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas;
• Câmera de ré.
Vídeo:
Confira a galeria de imagens: