Novo Toyota Corolla é apresentado nos EUA
Design foi inspirado no conceito Furia
Depois de muito suspense, finalmente a Toyota revelou oficialmente o novo Corolla 2014, a montadora japonesa vinha divulgando a alguns dias vários teasers com partes do carro.
A 11ª geração do Corolla, foi divulgada para o mercado norte-americano nesta sexta-feira (7), na Califórnia (EUA) e como já era esperado a Toyota seguiu as linhas do conceito Furia, que foi apresentado no início deste ano no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. O novo Corolla deixou de lado aquele ar de carro conservador e ganhou um design bem mais esportivo e jovial, alinhada ao novo padrão visual da Toyota, usado no Rav4 e Auris, por exemplo.
Além das mudanças no design, o carro ficou mais largo e mais baixo do que na geração anterior. Segundo dados divulgados pela marca são: 4,63 m de comprimento (99 milímetros a mais), 1,76 m de largura (16 mm a mais), 1,45 m de altura (10 mm a menos), e 100 mm a mais de entre-eixos (2,70), dando mais espaço para os passageiros principalmente para quem vai no banco de trás.
O evento de lançamento, aconteceu em Santa Monica que fica próxima à sede da Toyota nos Estados Unidos (em Torrance, na California). Lá, a atual geração vendeu mais de 290.900 unidades desde a estreia em 2009, batendo os concorrentes Hyundai Elantra, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze e também Ford Focus. A briga com o rival Honda Civic, porém, é apertada.
Já aqui no Brasil, o sedã da Toyota perdeu espaço para o Honda Civic depois que estreou com o motor de 2 litros e maior potência. Os dois foram os únicos modelos do mercado nacional a vender mais de 20 mil unidades cada, mais que o dobro das entregas do Cruze, terceiro colocado.
Vale lembrar, porém, que o modelo brasileiro terá mudanças em relação ao norte-americano. “O daqui será mais ousado nos detalhes”, diz uma fonte ligada à Toyota Brasileira.
Para o mercado norte americano o novo Corolla será oferecido nas versões L (de entrada), LE, S e a nova LE Eco, com foco na economia de combustível.
As opções de motores são 1.8 em alumínio, de quatro cilindros, que entrega 133 cavalos e 17,69 kgfm de torque a 4.400 rpm. Para a versão LE Eco, virá com motor de 142 cv, com 17,42 kgfm de torque máximo a 4.000 rpm com a tecnologia Valvematic, segundo a montadora esse sistema otimiza o funcionamento das válvulas que promete economia de 5% no consumo.
A transmissão será oferecida três opções, manual de seis marchas, nas versões L e S, um automático de quatro velocidades para a versão L, de entrada, e a nova transmissão CVT de sete marchas para o Corolla S, o LE e o LE Eco. A função Sport também é oferecida na versão topo de linha.
A fabricante não anunciou preços nem quando o carro será lançado no Brasil, mas especula-se que por aqui seu lançamento deve ocorrer no primeiro trimestre de 2014, poucos meses após a estreia nos EUA que tem previsão para o final deste ano.
História
O Toyota Corolla foi Lançado em 1966 (imagem acima), e atualmente é apontado em listas de consultorias como um dos carros mais vendidos do mundo.
O modelo tinha dimensões de compacto (3,85 metros de comprimento) e era equipado com um motor de 1.1 litro de 60 cavalos de potência. O seu nome representa “coroa de flores” em latim, o que significa prosperidade, felicidade e triunfo. É uma tradição da Toyota batizar os seus modelos com nomenclaturas derivadas do idioma.
A primeira geração do Corolla, em 1966, teve 15 veículos exportados para a Austrália. Na segunda, o volume ultrapassou as 15 mil unidades. Em 1968 o Japão enviava seus primeiros Corollas aos Estados Unidos e, um ano depois, as exportações já passavam a casa dos 100 mil. De lá para cá, o número de unidades produzidas já ultrapassou as 30 milhões de unidades.
Confira a galeria de imagens: