Novos Prisma e Onix 2017 chegam com visual renovado
Além do design o modelo agora tem motor mais econômico e nova versão aventureira
Sem mudanças desde o seu lançamento em 2012 o Chevrolet Onix estréia na linha 2017 com novo visual e também ajustes mecânicos que privilegiam a economia de combustível.
Os novos Onix e Prisma 2017 agora seguem a nova identidade visual da marca, que já é visto no novo Cruze e também Cobalt. Na parte frontal, o capô está ligeiramente mais longo e inclinado, os faróis cresceram e ganharam novo desenho, enquanto filetes de LED criam uma assinatura luminosa mais esportiva. Já grade ficou mais alongada e integrada, mas continua bipartida, como é tradição em modelos Chevrolet.
Na parte traseira, o modelo recebeu novas lanternas e para-choque remodelado. Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet foram criadas ainda rodas aro 15 com novo design, fundo escuro e superfície usinada, conferindo assim um efeito espelhado, algo pouco comum em carros desta categoria.
A Chevrolet deixa de comercializar a versão de entrada LS e ficam LT e LTZ, além disso estreia a inédita versão Activ, com apelo aventureiro, suspensão levemente elevada e acabamento interno diferenciado. Todas as versões passam a ter direção elétrica, em vez da hidráulica. E o câmbio manual agora é de 6 marchas - antes eram 5. Continua em linha a opção de câmbio automático também de 6 velocidades.
No interior o hatch ganhou novo grafismo do quadro de instrumentos, sistema multimídia MyLink de segunda geração, painéis de portas mais ergonômicos, comandos do sistema de ventilação otimizados, bancos com espuma de nova densidade e com revestimentos inéditos, acabamento interno premium com detalhes do volante e console central em preto brilhante, tampa do porta-luvas com o logo Chevrolet, porta-óculos no console de teto, entre outros. Além disso o carro ganhou o sistema “OnStar” com serviço 24 horas a disposição do motorista, gratuito por um ano.
“A oferta do sistema OnStar e do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay para o Novo Onix colocam o produto novamente em um patamar superior de conectividade no segmento. Certamente isso é uma vantagem competitiva importante e deve manter o Onix no topo das vendas”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.
Por meio de um aplicativo, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, item bastante útil pois influencia no consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.
Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia -seguradoras costumam oferecer bons descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia. Este recurso estará presente em 100% das versões do Novo Onix.
Motorização
O modelo é o primeiro da linha Chevrolet no país a adotar o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética.
As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até o uso de materiais mais nobres para redução de peso.
Junto com o Onix 2017 estreiam os motores 1.0 e 1.4 da nova geração SPE/4 ECO, com powercell (peças internas móveis) e acessórios mais tecnológicos.
O conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alterações. Além disso o módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.
O veículo passa a adotar ainda transmissões de nova geração. Com isso, a caixa manual passa a ter seis marchas. Essa marcha extra contribui para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído principalmente em altas velocidades. Já a transmissão automática de seis velocidades realiza mudanças mais ágeis e lineares, mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.
Segundo a montadora, o Novo Onix 1.4 ECO MT6, por exemplo, roda com um litro de gasolina, 14,9 km na estrada e 12,5 na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente. Resultado melhor inclusive que de rivais equipados com motor 1.0 três cilindros e turbinados.
Esse propulsor da Chevrolet é Flex e desenvolve, quando abastecido com etanol, 106 cv de potência a 6.000 rpm e 13,9 kgfm de torque a 4.800 rpm. Com gasolina no tanque, desenvolve 98 cv de potência a 6.000 rpm e 13 kgfm de torque a 4.800 rpm.
O modelo chega a 180 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s. (Dados do fabricante)
Equipamentos e versões
Chevrolet Onix
LT 1.0: Direção com assistência elétrica, ar-condicionado, sistema antifurto, vidros dianteiros e travas elétricas, sistema de som com bluetooth, banco do motorista com regulagem de altura e sistema OnStar com pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), limpador e desembaçador traseiro e rodas de aço de 14 polegadas com calotas. OPCIONAIS: interior com acabamento em preto e cinza, central multimídia MyLink de segunda geração, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas na chave, retrovisor interno com botão de acesso ao OnStar e OnStar pacote Protect (com sistema de alerta de emergência).
LT 1.4: Todos os itens de série e opcionais do LT 1.0, mais coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro e rodas de aço de 15 polegadas. OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidades, piloto automático e volante com revestimento premium.
LTZ 1.4: Todos os anteriores, mais computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento em tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com lanterna em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas e OnStar com pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação). OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.
Chevrolet Prisma
LT 1.4: Direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura e sistema OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência), limpador e desembaçador traseiro e rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, abertura do porta-malas na chave, sistema antifurto e sensor de estacionamento. OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.
LTZ 1.4: Todos os anteriores, mais acabamento interno em duas cores (preto e marrom escuro), vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com luz de posição em LED, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15 polegadas e OnStar pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação). OPCIONAIS: transmissão automática de seis velocidade, piloto automático e volante com revestimento premium.
Preços Onix e Prisma 2017
Onix 1.0 LT – R$ 44.890
Onix 1.0 LT com MyLink- R$ 46.290
Onix 1.4 LT – R$ 49.590
Onix 1.4 LT Automático – R$ 54.790
Onix 1.4 LTZ – R$ 54.490
Onix 1.4 LTZ Automático – R$ 59.790
Prisma 1.4 LT – R$ 53.690
Prisma 1.4 LT Automático – R$ 58.990
Prisma 1.4 LTZ – R$ 58.690
Prisma 1.4 LTZ Automático – R$ 64.690
Confira a galeria de imagens: