ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Quando a África participou pela primeira vez na Copa do Mundo?

Seleções africanas que “carimbaram o passaporte” para a Copa do Mundo do Qatar

Eneas (p) | 04/10/2022 10:15
Campo de futebol pronto para partidas da Copa do Mundo. (Foto: Divulgação)
Campo de futebol pronto para partidas da Copa do Mundo. (Foto: Divulgação)

Senegal, Gana, Marrocos, Tunísia e Camarões são as seleções africanas que “carimbaram o passaporte” para a Copa do Mundo do Qatar, que será disputada de novembro a dezembro deste ano. Mas você sabe qual foi a primeira seleção da África a se classificar para um Mundial? Se você é daqueles que não perde nada no mundo dos esportes e gosta de tentar prever os campeões, aproveite o PIX bet365 para dar seus palpites para o Mundial deste ano.

O Egito foi o primeiro país africano a participar da Copa do Mundo. Isso aconteceu logo nos primórdios do evento, em 1934, na Itália – mais de três décadas antes da segunda aparição de um país do mesmo continente. A seleção jogou apenas uma partida, nas oitavas de final, tendo sido derrotada por 4 a 2 para a Hungria, em Nápoles.

Naquela edição, 16 equipes participaram do torneio definitivo – outras 16 ficaram pelo caminho nas eliminatórias.A primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai, quatro anos antes, contara com apenas 13 participantes – nenhum deles era africano.

Para chegar à Copa do Mundo de 1934, o Egito, então, teve de passar pelas eliminatórias, que foram disputadas apenas dois meses antes. Os egípcios enfrentaram a Palestina, controlada pelos britânicos, em duas partidas, para confirmar uma vaga na Itália. O país venceu facilmente os dois jogos, goleando por 7 a 1 no Cairo e, um mês depois, vencendo por 4 a 1 em Jerusalém. Um placar agregado de 11 a 2 confirmou a superioridade egípcia.

A seleção dos “Faraós” era comandada pelo escocês James McCrae, que teve sua própria carreira interrompida pela Primeira Guerra Mundial. Dentro de campo, a equipe era liderada pelo atacante Mokhtar El Tetch, uma das lendas do futebol egípcio. A Copa do Mundo de 1934 foi uma competição de mata-mata, que começou justamente nas oitavas de final. A fase de grupos só foram introduzida em 1950.

Também não houve seleção africana na Copa do Mundo de 1950, no Brasil. A África só voltou a ser representada em 1970, na Copa do México, quando o Marrocos garantiu a sua classificação. A partir daí, os africanos estiveram presentes em todas as edições. A seleção de Camarões foi a que mais participou de Mundiais da Fifa, tendo disputado as edições de 1982, 1990, 1994, 1998, 2002, 2010, 2014 e 2022. As seleções da Tunísia e Marrocos aparecem na sequência: cada uma disputou cinco Copas em sua história.



 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias