ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Bombeiros fazem sobrevoo em área atingida por incêndios em MS

Incêndio na região da BR-262, entre Corumbá e Miranda iinterditou Estrada Parque; avião e Prevfogo reforçam combate às chamas

Silvia Frias e Jones Mário | 28/10/2019 10:44
Registro do incêndio que começou ontem, na região de Corumbá e Miranda (Foto/Reprodução)
Registro do incêndio que começou ontem, na região de Corumbá e Miranda (Foto/Reprodução)

Equipe do Corpo de Bombeiros faz sobrevoo na região de Corumbá para avaliar a dimensão do incêndio que ontem chegou a interditar a passagem na Estrada Parque, na BR-262. O município já registrou 897 focos este mês e acumula 4,7 mil este ano, liderando o ranking nacional nos dois quesitos.

Segundo assessoria do Corpo de Bombeiros, o avião foi cedido pela Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão) para sobrevoo que começou por volta das 10h. Na área da Estrada Parque, estão sendo verificados o Passo do Lontra e Buraco das Piranhas.

O coronel Waldemir Moreira Junior, chefe do centro de proteção ambiental do Corpo de Bombeiros, disse que o avião está sendo usado para reconhecimento da área e avaliar quais outras ações de combate a incêndio serão necessárias.

Desde que o fogo foi registrado,bombeiros de Aquidauana, mais próximos da região, já foram deslocados. Além deles, as equipes de Corumbá também foram acionadas.

Superintendente do Ibama em MS, Luiz Marchetti (Foto/Henrique Kawaminami)
Superintendente do Ibama em MS, Luiz Marchetti (Foto/Henrique Kawaminami)

Segundo o coronel, o governo de Mato Grosso irá ceder uma aeronave de combate a incêndios, fabricada pela empresa americana Air Tractor. O combustível deve ser pago por um dos produtores rurais com área atingida pelas chamas. A aeronave está em exposição em Campo Grande por conta do Wildfire 2019, a 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, que teve abertura esta manhã, no Rubens Gil de Camillo.

O superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Luiz Carlos Marchetti explicou que 15 brigadistas foram para as áreas e, até o início da tarde, mais 15 serão deslocados. Caso a avaliação aérea seja de gravidade, outras equipes serão enviadas.

O incêndio começou no domingo (27), interditando a Estrada Parque, entre Corumbá e Miranda. Hoje de manhã o tráfego foi liberado, porém, a situação ainda não é considerada sob controle.

Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul acumula 9,1 mil focos de incêndios este ano, destes, 4.779 em Corumbá, liderando o ranking nacional neste quesito.

Em setembro, os incêndios causaram alarme pela intensidade, atingindo áreas de importância turística e ecológica, como a Reserva Ecológica Caiman, em Miranda.

De sexta a domingo, foram 510 focos de incêndios no Estado. Somente no domingo, 199 registrados, o pior do mês de outubro. Deste total, 119 somente em Corumbá.

Nos siga no Google Notícias