Butantan já produz nova vacina contra H3N2
Instituto deve começar a entregar doses ao Ministério da Saúde a partir de março
O Instituto Butantan, responsável pela vacina contra gripe utilizada no SUS (Sistema Único de Saúde), já está produzindo o imunizante com proteção contra o subtipo H3N2, que causou três mortes no fim de 2020 em Mato Grosso do Sul. A vacina também dará proteção contra H1N1, variante Darwin e subtipo B.
“Já produzimos 100% do IFA do H1N1 em setembro. Estamos em vias de terminar o IFA da cepa B e em janeiro começamos a produzir o IFA do H3N2. Na primeira quinzena de fevereiro está previsto o início das formulações e do envase”, diz o diretor de produção do Instituto Butantan, Ricardo Oliveira.
O Butantan produz 80 milhões de doses da vacina contra gripe ofertadas anualmente na campanha nacional de vacinação. Justamente por ser sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A previsão é que o instituto comece as primeiras entregas ao Ministério da Saúde entre março e abril.
Uma versão tetravalente da vacina da influenza, com duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B, também está sendo desenvolvida no Butantan e deverá substituir a trivalente no futuro.