Darwin: 71% dos leitores temem nova variante da influenza
Nova gripe ainda não está contemplada pela atual vacina da influenza, que só deverá chegar nos próximos meses
A maioria dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News afirma que teme a nova variante do vírus influenza H3N2, a Darwin, também apelidada de nova gripe. O resultado foi de 71% para os que têm esse receio e 29% entre os que não possuem tal medo.
Em 2021, ao menos três sul-mato-grossenses morreram de gripe - todos esses foram da influenza H3N2. No entanto, até o momento, não se sabe se os óbitos foram confirmados por conta da nova cepa, que surgiu na Austrália.
Entretanto, vale ressaltar que o Brasil tem sofrido surtos da doença em determinadas cidades brasileiras, tais como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, e uma das hipóteses é de que esta nova mutação seja a responsável.
Atualmente, vacinas contra a gripe estão disponíveis gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) e em clínicas particulares de vacinação. Mesmo que previnem maior parte dos subtipos do vírus, a nova cepa ainda não está contemplada pelo atual imunizante - a atualização deverá ser feita a partir de março e disponibilizada em postos de saúde.