ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Capital vai ter mais 5 mil doses de Coronavac para vacinação em atraso

Pelo menos 13 mil pessoas que receberam o imunizante em Campo Grande não receberam a D2

Lucia Morel | 02/06/2021 17:02
Capital vai ter mais 5 mil doses de Coronavac para vacinação em atraso
Vacina contra a covid-19 sendo aplicada em paciente no polo de imunização da Seleta. (Foto: Paulo Francis)

Campo Grande vai receber cinco mil doses da vacina Coronavac do Governo de Mato Grosso do Sul após remanejamento. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que ao todo, 7,3 mil doses que sobraram nos municípios serão redistribuídas. Na Capital, pelo menos 13 mil pessoas ainda aguardam a segunda dose do imunizante.

A última remessa de Coronavac usada em Campo Grande foi de 4.090 que foram remanejadas das que seriam aplicadas em indígenas que, segundo a SES, se recusaram a tomar a vacina.

Desta vez, segundo o secretário de saúde estadual, Geraldo Resende, as doses foram retiradas de cidades que contaram de forma equivocada a população a ser alcançada com a segunda dose e aceitaram troca pela Astrazeneca dos farscos que serão entregues.

“Fizemos levantamento junto aos municípios para o remanejamento de doses não usadas para enviarmos aos que estão precisando”, disse. Assim, as doses vieram de municípios que zeraram o déficit de D2 de Coronavac e aceitaram trocar por doses da vacina da Astrazeneca.

Além das cinco mil doses à Capital, outras duas mil vão para Dourados, 60 doses para Paraíso das Aguas, 40 doses para Tacuru, 20 doses para Nova Alvorada do Sul, 50 doses para Sete Quedas e 130 doses para Aquidauana.

A orientação do Ministério da Saúde é que a população deve tomar a segunda dose da vacina covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado, para se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a COVID-19.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 1.198.691 pessoas, sendo 834.158 com a primeira dose e 364.533 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 29,69% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 12.98% foram imunizados com a segunda dose.

Nos siga no Google Notícias