ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Cartilha com informações sobre tráfico de pessoas é traduzida em quatro idiomas

O principal objetivo é atingir um maior número de pessoas, principalmente refugiados e imigrantes

Idaicy Solano | 27/07/2023 11:59
Imagem mostra os pés de criança vítima de tráfico de pessoas (Foto: Divulgação/MPT/MS)
Imagem mostra os pés de criança vítima de tráfico de pessoas (Foto: Divulgação/MPT/MS)

A cartilha “Tráfico de Pessoas: Enfrentar é preciso!” com informações sobre o tráfico de pessoas, elaborada pelo MPT/MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), em parceria com o Cetrap/MS (Comitê Estadual do Combate ao Tráfico de Pessoas), foi traduzida para mais quatro idiomas e nova versão já está disponível. O principal objetivo é atingir um maior número de pessoas, principalmente refugiados e imigrantes.

Agora, a cartilha está disponível em inglês, espanhol, francês e crioulo haitiano. A versão em português também foi atualizada com diversas recomendações de enfrentamento ao crime. O conteúdo é direcionado principalmente aos imigrantes e refugiados que vivem em Mato Grosso do Sul.

O informativo traz definições sobre o que é o tráfico de pessoas, como a prática ocorre, as principais finalidades exploratórias, populações mais vulneráveis e quais medidas podem e devem ser tomadas para a prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas.

O procurador regional do Trabalho, Jonas Ratier Moreno, destaca que a principal finalidade do tráfico de pessoas está ligada à exploração do trabalho, por meio da submissão a condições análogas à escravidão, a exploração sexual ou a remoção de órgãos. “A cartilha surge com o propósito de trazer às pessoas as informações necessárias para a prevenção ao tráfico humano”.

Campanha Coração Azul - O lançamento da cartilha será na sexta-feira (28), em Campo Grande, durante o evento "Coração Azul - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, realizado pelo MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência.

O evento é promovido em parceria com o Cetrap (Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas) e o apoio da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Ministério Público e UFMS. A iniciativa foi idealizada em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, e conta com ciclo de palestras. Para acessar a versão digital da publicação clique aqui.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias