Cartórios mantêm funcionários, mas pedem que clientes só compareçam saudáveis
Casos o deslocamento seja imprescindível, a orientação é para agendar serviço e evitar horários de picos
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Apesar de manter os serviços, inclusive com a presença de funcionários, os cartórios de Mato Grosso do Sul emitiram uma série de recomendação aos clientes para evitar a disseminação do novo coronavírus. Basicamente, eles devem procurar o serviço apenas quando foi imprescindível e, nestes casos, a orientação é para ir ao local apenas se estiverem saudáveis.
De acordo com o presidente da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul), Ely Ayache, mesmo com os estabelecimentos funcionando, o movimento caiu naturalmente. “Reduziu cerca de 40% do atendimento no balcão entre ontem e hoje”, afirmou. Os cartórios do Estado possuem cerca de 2 mil funcionários e atendem em média 6 mil pessoas por dia.
Serviços como emissão de certidão de nascimento, óbito e transações imobiliárias estão entre os que continuam a ser procurados de forma presencial. “Sabemos que temos serviços essenciais para a população, mas também não queremos que haja a proliferação desse vírus”, explicou.
Além de recomendar a ida presencial, apenas de pessoas saudáveis, a instituição orienta evitar os horários de pico (entre às 11h30 e 14h); cada um levar sua própria caneta; entrar em contato com o cartório previamente por e-mail ou telefone; agendar o horário para fazer o serviço previamente; e verificar se o estabelecimento utilizado tem a opção de deixar o documento e retirar posteriormente.
No estabelecimento, os funcionários que se enquadram no grupo de risco foram dispensados para cumprir expediente em casa. Máscara e álcool gel estão entre os itens disponibilizados para quem continuou trabalhando.
Na tarde desta terça-feira, em cartório localizado na Rua 15 de Novembro, na região central da Capital, mesmo com queda no movimento, os funcionários estão realizando o atendimento com máscaras.
De acordo com o tabelião responsável, Ricardo Kling Doninis, recomendações estão sendo disponibilizadas pelas nossas mídias sociais. Alguns funcionários da unidade foram designados para trabalho a distância, porém, entre os que trabalham direto com o público a medida não foi possível. “Estamos distribuindo máscaras e álcool em gel para quem tem mais contato. É o que podemos fazer por enquanto”, afirmou.
Conforme o tabelião, a adoção de medidas de prevenção, no entanto, esbarra em dificuldades. “O problema é que tudo isso está em falta, inclusive os suportes para álcool em gel. Estamos tentando comprar tanto para os funcionários quanto para disponibilizar na passagem dos clientes”, afirmou .
A auxiliar administrativa, Debora Pastor da Costa, aguardou pelo atendimento de máscara nesta tarde. “Eu ando muito de ônibus e sempre vou em cartório. Então, resolvi começar a usar máscara para prevenir”, afirmou.