ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEGUNDA  05    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Clientes denunciam fila de 1h por senha de atendimento e Procon autua bancos

Procon diz que cliente acaba não tendo como comprovar tempo de espera por receber a senha na porta do banco

Silvia Frias | 11/05/2021 09:36
Fiscalização do Procon em agência de Campo Grande, após recebimento de denúncia (Foto/Divulgação)
Fiscalização do Procon em agência de Campo Grande, após recebimento de denúncia (Foto/Divulgação)

A  longa espera nas filas, antes mesmo de receber as senhas, e a entrega deste documento sem informações, como horário de entrada e saída, motivaram mais duas autuações de bancos em Campo Grande. As irregularidades foram constatadas em fiscalização do Procon-MS nas agências da Caixa e do Santander.

A fiscalização foi desencadeada após denúncia de consumidores no dia 3 e divulgada hoje (11) pelo Procon.

Em relação ao banco Santander, da avenida Afonso Pena, o Procon-MS informou que a autação é decorrente da espera de 1h para atendimento dos clientes. Também foi constatado pelos fiscais que a senha emitida não contém horário de entrada e saída, o que pode dificultar a formalização de denúncia.

De acordo com Procon, os comprovantes dos serviços prestados foram emitidos em papel termossensível, o que também é vedado.

Em relação à Caixa, a superintendência informou que a senha somente é entregue quando o cliente já está na porta da agência, mesmo que tenham ficado por mais tempo na espera, do lado de fora. O comprovante de entrada e saída é feito manualmente e os das operações, em papel termossensível, similar ao outro flagrante.

Após autuação, a empresa tem direito de recorrer e, caso seja indeferido, aplica-se a multa. O valor varia conforme avaliação setor jurídico do Procon-MS, que leva em conta reincidência e gravidade do caso.

A reportagem entrou em contato com as assessorias dos bancos. O Santander Brasil respondeu que segue a legislação e que tem orientado os clientes par qu usem, preferencialmente, atendimentos digital e eletrônico. O serviço direto foi reduzido para minimizar exposição de funcionários e clientes e que o banco trabalha com rígidos protocolos de segurança.

A Caixa também foi questionada. A assessoria informou que o banco realiza ações para melhorar o atendimento nas agências, evitar filas e aglomerações. Na agência fiscalizada, segundo assessoria, há limitação da quantidade de pessoas que podem aguardar dentro da unidade. Com relação às senhas, ressaltam que os sistemas registram o horário de retirada da senha, o início e a finalização do atendimento. O banco foi notificado pelo órgão e vai prestar os devidos esclarecimentos.

#matéria atualizada às 11h para atualização das informações.

Nos siga no Google Notícias