Clientes denunciam fila de 1h por senha de atendimento e Procon autua bancos
Procon diz que cliente acaba não tendo como comprovar tempo de espera por receber a senha na porta do banco
A longa espera nas filas, antes mesmo de receber as senhas, e a entrega deste documento sem informações, como horário de entrada e saída, motivaram mais duas autuações de bancos em Campo Grande. As irregularidades foram constatadas em fiscalização do Procon-MS nas agências da Caixa e do Santander.
A fiscalização foi desencadeada após denúncia de consumidores no dia 3 e divulgada hoje (11) pelo Procon.
Em relação ao banco Santander, da avenida Afonso Pena, o Procon-MS informou que a autação é decorrente da espera de 1h para atendimento dos clientes. Também foi constatado pelos fiscais que a senha emitida não contém horário de entrada e saída, o que pode dificultar a formalização de denúncia.
De acordo com Procon, os comprovantes dos serviços prestados foram emitidos em papel termossensível, o que também é vedado.
Em relação à Caixa, a superintendência informou que a senha somente é entregue quando o cliente já está na porta da agência, mesmo que tenham ficado por mais tempo na espera, do lado de fora. O comprovante de entrada e saída é feito manualmente e os das operações, em papel termossensível, similar ao outro flagrante.
Após autuação, a empresa tem direito de recorrer e, caso seja indeferido, aplica-se a multa. O valor varia conforme avaliação setor jurídico do Procon-MS, que leva em conta reincidência e gravidade do caso.
A reportagem entrou em contato com as assessorias dos bancos. O Santander Brasil respondeu que segue a legislação e que tem orientado os clientes par qu usem, preferencialmente, atendimentos digital e eletrônico. O serviço direto foi reduzido para minimizar exposição de funcionários e clientes e que o banco trabalha com rígidos protocolos de segurança.
A Caixa também foi questionada. A assessoria informou que o banco realiza ações para melhorar o atendimento nas agências, evitar filas e aglomerações. Na agência fiscalizada, segundo assessoria, há limitação da quantidade de pessoas que podem aguardar dentro da unidade. Com relação às senhas, ressaltam que os sistemas registram o horário de retirada da senha, o início e a finalização do atendimento. O banco foi notificado pelo órgão e vai prestar os devidos esclarecimentos.
#matéria atualizada às 11h para atualização das informações.