ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Com 5 leitos pediátricos mapeados, Estado tem 22 crianças internadas com covid

Segundo boletim, excedente de pacientes está em leitos "não habilitados pelo SUS", mas em pleno funcionamento

Guilherme Correia | 22/02/2022 11:00
Leito pediátrico de terapia intensiva recebe pacientes com menos de 18 anos. (Foto: Reprodução/MEC)
Leito pediátrico de terapia intensiva recebe pacientes com menos de 18 anos. (Foto: Reprodução/MEC)

Boletim epidemiológico publicado nesta terça-feira (22) pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) indica que há 22 crianças internadas por covid-19, em Mato Grosso do Sul, além de um caso em suspeita, mas que, ao todo, o Estado possui cinco leitos disponíveis.

Desta forma, a taxa de ocupação é de 460% - há quatro vezes mais pacientes que a capacidade indicada pela pasta, de unidades dedicadas ao tratamento da covid, vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o próprio documento, os dados são fornecidos pelas secretarias dos municípios sul-mato-grossenses e estão sujeitos a alterações, sobretudo por conta da regulação e fluxo de pacientes.

Além disso, o boletim ressalta que "o excedente da capacidade, quando houver, representa pacientes em leitos covid-19 ainda não habilitados pelo SUS, mantidos pelas secretarias municipais e estadual de saúde". Ou seja, que pode haver estruturas em funcionamento, mas que não entraram no mapeamento atualizado dos sistemas de saúde.

Dados atualizados -  Registros consolidados nesta manhã informam que 16 pessoas morreram por covid e 2,7 mil se infectaram. Com isso, a média diária está ajustada em mais de 3 mil infecções e 17 mortes por dia, nos últimos sete dias. As novas vítimas tinham entre 69 e 97 anos.

Desde o início da pandemia, foram 489,2 mil casos confirmados no Estado, com 460,1 mil classificados como recuperados, mas 10.240 mortes. Há 18 mil em quarentena e 340 internados, ao todo, em leitos de terapia intensiva (177) e leitos clínicos (163).

A ocupação de leitos adultos, de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), é de 77% - são 185 vagas e há 142 pacientes, confirmados ou suspeitos.

Prevenção - As vacinas têm capacidade de reduzir chance de casos graves de coronavírus, de acordo com as principais autoridades de saúde do País e do mundo. No Brasil, são regulamentadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Ministério da Saúde - pasta vinculada ao governo federal -, e outros órgãos. Atualmente, podem ser aplicadas em qualquer indivíduo acima de cinco anos.

Nos siga no Google Notícias