Consórcio marca reunião e motoristas cancelam greve do transporte coletivo
Retomada das negociações será feita às 10h desta terça-feira
O Consórcio Guaicurus prorrogou o prazo de negociações para o aumento de 16% exigido pelos trabalhadores do transporte coletivo de Campo Grande. Caso o Consórcio Guaicurus não respondesse a solicitação de reunião até às 17h desta segunda-feira (26), os motoristas deflagrariam greve e nenhum ônibus sairia das garagens nesta terça-feira (27).
Demétrio Freitas, presidente do STTCU-CG (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande), explicou a situação. “Ele [Consórcio] marcou uma reunião para amanhã às 10h. Como o combinado era que se marcasse esse encontro nós suspenderíamos a paralisação. Eles não quiseram parar e resolveram marcar a reunião. Vamos retomar [a discussão salarial] amanhã, mas claro, com proposta”, finalizou.
Essa é a terceira vez que os trabalhadores tentam um acordo com a empresa e a Prefeitura de Campo Grande. “Nós aguardamos até o último minuto do prazo estipulado. Eles falam que não querem paralisar, mesmo que com dificuldades, mas não tem como. Não ofereceram nada em duas rodadas de negociação. Isso depende muito da Prefeitura. Agora estamos aguardando. E vai parar tudo caso não cheguem a um acordo”, disse.
O representante ainda ressaltou que o reajuste deverá ser retroativo à data-base, quando concedido. Anteriormente, o Consórcio Guaicurus afirmou que não pode negociar salários sem antes definir com a administração municipal o valor da tarifa de ônibus, que ainda segue indefinida. A empresa pede R$ 8,00 por passagem.
Conforme publicado pelo Campo Grande News, o departamento jurídico do Consórcio Guaicurus está estudando as medidas que poderão ser adotadas diante da possibilidade de ser deflagrada greve no sistema, conforme anunciado pelo presidente do sindicato laboral.